Capa / Cidades / PF faz operação contra fraude na compra de remédios em Mato Grosso

PF faz operação contra fraude na compra de remédios em Mato Grosso

Polícia FederalA Polícia Federal deflagrou uma operação nesta terça-feira (1º), em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, contra desvio de recursos públicos destinados à área da saúde. Estão sendo cumpridos um total de 113 mandados, sendo 30 de prisão preventiva, 17 de prisão temporária, 13 de condução coercitiva e 53 de busca e apreensão, em Cuiabá, Cáceres e Sinop, a 503 km de Cuiabá, e em Goiás.

No estado vizinho, a Operação ‘Fidare’, como foi batizada’, cumpre mandados em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Nerópolis, de acordo com a PF. Já foram presos procuradores dos municípios, proprietários e representantes de empresas do setor farmacêutico.

Entre os conduzidas coercitivamente pelos agentes durante a operação foi o ex-prefeito de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, Túlio Fontes. Ele deverá prestar depoimento sobre a gestão dos recursos desses programas do Ministério da Saúde. A suspeita é de que tenham sido desviados cerca de R$ 2,5 milhões nos últimos dois anos.

O advogado dele informou ao G1 que o ex-gestor foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal do município, porém, disse não saber se o cliente teve a prisão decretada. “Ele me ligou dizendo que teve uma busca e apreensão na casa dele, mas não falou que tinha sido preso”, disse José Renato Oliveira. Ele informou que irá se inteirar do teor da operação para então se manifestar a respeito das acusações.

Além do ex-prefeito, a atual vice-prefeita de Cáceres, Antônia Eliene Liberato Dias também foi conduzida de forma coercitiva para a delegacia. O prefeito da cidade, Francis Maris Cruz, disse que acredita na inocência da vice-prefeita e que ela só foi encaminhada para prestar esclarecimentos. “Quando assumi a prefeitura, fizemos a primeira licitação para a aquisição de remédios e os vendedores só queriam entregar a metade com a alegação de que a prefeitura devia para eles. Os ex-gestores faziam compras sem licitação e depois as empresas queriam receber”, declarou o atual prefeito à reportagem, nesta terça-feira.

Conforme a PF, recursos de três programas federais, sendo eles: Programa de Assistência Farmacêutica, Programa de Saúde da Família e Piso de Atenção Básica à Saúde, destinados à aquisição de medicamentos, eram desviados de diversas formas.

A PF exemplificou como os integrantes da quadrilha atuavam para conseguir a vantagem financeira por meio da prefeitua de Cáceres. Uma das formas era o retardamento das licitações por parte da Secretaria Municipal de Saúde até zerar o estoque. Com isso, para justificar a compra atrasada de medicamentos, os procuradores faziam pareceres e as licitações eram direcionadas para os fornecedores envolvidos no esquema.

Além disso, os criminosos adquiriram os produtos, pagavam por eles, mas os remédios não eram entregues. De acordo com a Polícia Federal, o responsável pelo controle do estoque de remédios também integrava o esquema. Atestava as entregas de remédios que não tinham sido feitas.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top