Brasília – O diretor de Meio Ambiente da Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), Marcos Duarte, participou nesta quarta-feira (26) da segunda rodada de debates entre o diretor do Departamento de Infraestrutura de Energia do Ministério do Planejamento, Celso Knijnik, e os prefeitos de Alta Floresta, Paranaíta e outros municípios da bacia do rio Teles Pires, no norte do Mato Grosso.
O objetivo do encontro foi estabelecer prioridades e requerer investimentos para os municípios na área de influência da Usina Hidrelétrica Teles Pires. Knijnik alertou os prefeitos sobre a necessidade de melhorar a destinação dos recursos concedidos por meio das compensações financeiras da CHTP.
O prefeito de Paranaíta, Tony Ruffato, destacou que a instalação da Usina vem trazendo muito progresso para região, porém ressaltou que o município precisa de mais atenção do governo federal, especialmente nas áreas de saúde, educação e infraestrutura.
Diante da preocupação do prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra, com o crescimento populacional do município nos últimos anos, Knijnik informou que já existe um estudo de viabilidade para a implantação do programa Minha Casa, Minha Vida na região.
Para ajudar a solucionar as questões relacionadas à moradia, o diretor Marcos Duarte informou que a Companhia Hidrelétrica Teles Pires já recebeu autorização do Ibama para realizar parcerias com os municípios para doação da madeira das castanheiras obtidas no processo de supressão vegetal da área do futuro reservatório da Usina. O material poderá ser utilizado na construção de casas populares para a comunidade. “O que estamos negociando agora são as regras de como essa madeira será utilizada. Vamos precisar que as prefeituras formulem projetos para que a doação seja oficializada”, afirmou.
Duarte também colocou a equipe técnica da Companhia à disposição das prefeituras para ajudá-las na formulação dos estudos e projetos que serão apresentados ao Ministério do Planejamento. A pasta se prontificou a elaborar um Programa de Aceleração do Crescimento emergencial e específico para a região.
O primeiro encontro entre os prefeitos e representantes do governo ocorreu em dezembro de 2013. Na ocasião, eles tiveram oportunidade de conversar sobre a viabilidade técnica e financeira de alguns projetos apresentados à pasta, como a construção de um centro de lazer e da revitalização de algumas áreas dos municípios.
Além disso, os prefeitos foram orientados a como apresentar os novos projetos aos órgãos federais credenciados e conheceram o orçamento disponível para novos projetos de infraestrutura em 2014. O Ministério do Planejamento, por sua vez, se comprometeu a elaborar planilhas de acompanhamento dos projetos em andamento e aprovação, apresentados na reunião desta quarta-feira. (Assessoria)