Breaking News

Companhia Hidrelétrica Teles Pires promove novo encontro entre prefeitos e o Ministério de Planejamento

UHETPBrasília – O diretor de Meio Ambiente da Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), Marcos Duarte, participou nesta quarta-feira (26) da segunda rodada de debates entre o diretor do Departamento de Infraestrutura de Energia do Ministério do Planejamento, Celso Knijnik, e os prefeitos de Alta Floresta, Paranaíta e outros municípios da bacia do rio Teles Pires, no norte do Mato Grosso.

O objetivo do encontro foi estabelecer prioridades e requerer investimentos para os municípios na área de influência da Usina Hidrelétrica Teles Pires. Knijnik alertou os prefeitos sobre a necessidade de melhorar a destinação dos recursos concedidos por meio das compensações financeiras da CHTP.

O prefeito de Paranaíta, Tony Ruffato, destacou que a instalação da Usina vem trazendo muito progresso para região, porém ressaltou que o município precisa de mais atenção do governo federal, especialmente nas áreas de saúde, educação e infraestrutura.

Diante da preocupação do prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra, com o crescimento populacional do município nos últimos anos, Knijnik informou que já existe um estudo de viabilidade para a implantação do programa Minha Casa, Minha Vida na região.

Para ajudar a solucionar as questões relacionadas à moradia, o diretor Marcos Duarte informou que a Companhia Hidrelétrica Teles Pires já recebeu autorização do Ibama para realizar parcerias com os municípios para doação da madeira das castanheiras obtidas no processo de supressão vegetal da área do futuro reservatório da Usina. O material poderá ser utilizado na construção de casas populares para a comunidade. “O que estamos negociando agora são as regras de como essa madeira será utilizada. Vamos precisar que as prefeituras formulem projetos para que a doação seja oficializada”, afirmou.  

Duarte também colocou a equipe técnica da Companhia à disposição das prefeituras para ajudá-las na formulação dos estudos e projetos que serão apresentados ao Ministério do Planejamento. A pasta se prontificou a elaborar um Programa de Aceleração do Crescimento emergencial e específico para a região.

O primeiro encontro entre os prefeitos e representantes do governo ocorreu em dezembro de 2013. Na ocasião, eles tiveram oportunidade de conversar sobre a viabilidade técnica e financeira de alguns projetos apresentados à pasta, como a construção de um centro de lazer e da revitalização de algumas áreas dos municípios.

Além disso, os prefeitos foram orientados a como apresentar os novos projetos aos órgãos federais credenciados e conheceram o orçamento disponível para novos projetos de infraestrutura em 2014. O Ministério do Planejamento, por sua vez, se comprometeu a elaborar planilhas de acompanhamento dos projetos em andamento e aprovação, apresentados na reunião desta quarta-feira. (Assessoria)

Check Also

PM prende cinco faccionados e apreende drogas e raspadinhas ilegais em Alta Floresta

Uma das suspeitas foi flagrada comercializando bilhetes do tipo raspadinha para atividade ilícita de uma …

Plantão 24h da Mulher atendeu 1,5 mil mulheres vítimas de violência no primeiro semestre de 2025

Unidade da Polícia Civil também elaborou 2 mil boletins de ocorrência no mesmo período O …

Proprietário de veículo que mudou de município precisa atualizar dados cadastrais no Detran-MT

Com os dados cadastrais atualizados o proprietário consegue receber as notificações de autuação dentro do …

Cabeça humana é encontrada dentro de sacola no cemitério municipal de Alta Floresta

Moradora que fazia limpeza em túmulo encontrou o material; Polícia Civil e Politec investigam o …

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *