Lindomar Leal
Assessoria da PMAF
O município de Alta Floresta está prestes a receber um dos maiores investimentos em obras de infraestrutura, que vai contemplar 11 bairros com a pavimentação de pelo menos 33 ruas e avenidas.
O projeto começou a ser executado em 2014, no Bairro Jardim Araras, no entanto, foi interrompido por um erro operacional relacionado a ausência de autorização da instituição financeira referente a verba. Agora, a situação é bem diferente, pois, o recurso passou de R$ 5.500,000,00 (cinco milhões e quinhentos mil reais) para R$ 7.300,000,00 (sete milhões e trezentos mil reais) e será cem por cento do Governo do Estado, sendo destinado pelo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (FETHAB), sem depender de emenda parlamentar.
O projeto prevê 12 quilômetros de pavimentação englobando os bairros Jardim Primavera, Santa Maria, Oliveiras, Araras, Cidade Bela, São José Operário, Renascer, Panorama, Imperial e os Setores Norte II e III. Cinquenta por cento do valor total da obra deverá ser liberado este ano e a outra metade em 2017.
Na manhã da última quarta-feira, 10, o chefe de gabinete da prefeitura de Alta Floresta, George Danielides, representou o prefeito Asiel Bezerra de Araújo, em uma reunião com o analista de obras da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Cleudison Luiz Fernandez, para tratar sobre as adequações do projeto e a retomada da obra.
A reunião contou com a presença do secretário municipal de Infraestrutura, Eloi Luiz de Almeida, do Promotor de Justiça, Daniel Carvalho Mariano, da presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Araras, Eliane Malacarne, dos vereadores Reinaldo de Souza “Lau”, Oslen Dias dos Santos “Tuti” e Rogério Colicchio.
Durante a reunião ficou definido que o próximo passo será a realização de um Termo de Cooperação entre as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e de Infraestrutura (SINFRA), da revisão da planilha, da readequação do projeto e do licenciamento ambiental de novas ruas a serem contempladas para que posteriormente a ordem de serviço seja liberada. A empresa responsável pela execução da obra será a GPAV, vencedora do certame licitatório.
George Danielides considerou importante a preocupação do Governo do Estado em agilizar o processo burocrático para a liberação do recurso e informou que a administração municipal está empenhada em cumprir a sua parte. “O que for da nossa competência vamos correr atrás, porque essa obra gerou uma expectativa muito grande, então, vamos cumprir o compromisso com os 11 bairros para onde o recurso está destinado”, declarou o chefe de gabinete.
Eloi Luiz de Almeida fez uma avaliação positiva da obra. “Vejo com bons olhos porque essa obra vai trazer benefícios significativos para a nossa população, além de valorizar os imóveis”, analisou o secretário de Infraestrutura.
A presidente da Associação do Bairro Jardim Araras, disse estar confiante que a obra será executada porque o recurso é de fonte própria. “Acreditamos que esta obra realmente vem e será concluída”, disse Eliane Malacarne, que aproveitou para pedir a inclusão de novas ruas do bairro no projeto. “Passamos para o fiscal da SEDEC as necessidades do bairro, onde tem mais problemas com a enxurrada das chuvas”, completou.
O vereador Lau destacou a importância da obra para a população. “É uma obra que vai beneficiar centenas de pessoas, então, esperamos que realmente seja iniciada a pavimentação no bairro Jardim Araras e nos outros bairros que serão contemplados com esses recursos”, afirmou ao parabenizar o Executivo Municipal pelo empenho.
Para o vereador Tuti, o fato de o recurso ser do próprio governo facilitará a execução da pavimentação. “Temos a garantia de que esse recurso existe porque é do FETHAB, então, espero que esta obra saia do papel”, destacou.
O vereador Rogério Colicchio fez uma avaliação positiva da reunião. “Temos um retorno positivo por parte do governo do estado, justamente por conta dessa mobilização em torno do município. Estamos felizes hoje, mas vamos estar muito mais felizes com a obra finalizada, é o que a gente espera e é a luta de todos nós nesta busca pelo asfalto para o bairro Jardim das Araras e para os demais bairros do município”, concluiu.