Breaking News

Produtores rurais participam de capacitação técnica em piscicultura

Ação visa o fortalecimento da cadeia produtiva em Alta Floresta com a qualificação dos produtores rurais, a atividade é uma das metas do Projeto Olhos D’Água da Amazônia

Mato Grosso tem um grande potencial para a produção de peixes, a piscicultura é uma alternativa interessante para os produtores rurais ampliarem as opções de produtos e agregar valores nas propriedades.  Visando o fortalecimento da cadeia produtiva foi realizado entre os dias 09 a 13 de março, em Alta Floresta o curso de Piscicultura Básica. O objetivo do curso é que os participantes após o aperfeiçoamento possam produzir peixes tropicais de água doce em sistemas de tanque.

Com carga horária de 40 horas, o curso aborda temas como conhecimento anatômico e biológico do peixe; sistemas e técnicas de cultivo (produção), construção de viveiros; monitoramento da água em Viveiros, preparação dos viveiros para peixamento, nutrição e alimentação (tipos de alimentos, requerimento nutricional), manejo sanitário, manejo de viveiros (amostragem e seleção periódica), despesca, mercado e comercialização, legislação ambiental, além de noções de gestão.

Segundo o morador de Alta Floresta, desde 1978, Paulo Martins, a piscicultura pode proporcionar renda para o produtor. “Eu tenho uma chácara, e por isso hoje participo do Projeto Olhos d’ Água da Amazônia da Secretaria de Meio Ambiente, onde estão sendo construídos os tanques de piscicultura, que é viável para o produtor, nós oferecemos o combustível e a Prefeitura Municipal auxilia na construção dos tanques. Acredito que vai ser viável investir na piscicultura”, completa Martins.

Para a secretária de Meio Ambiente, Aparecida Sicuto, o curso de piscicultura auxilia os produtores rurais beneficiados pelo Projeto Olhos D’ Água da Amazônia, a desenvolver as atividades. Uma das metas do projeto visa o fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura, com a construção de 50 tanques de piscicultura. “A secretaria de Meio Ambiente além de auxiliar o produtor com a implantação dos tanques, leva o conhecimento para que ele possa desenvolver a atividade de forma rentável e viável, esse é nosso papel”, destaca Sicuto.

De acordo com a Engenheira Florestal e responsável pela meta, Pamela Zillo, a iniciativa do projeto Olhos D’ Água da Amazônia em capacitar os produtores visa profissionalizá-los e estimular a permanecerem na atividade e consequentemente evitar que eles abandonem a atividades de piscicultura por inexperiência ou falta de informações.

O curso foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT) em parceria com a Prefeitura de Alta Floresta por meio do Projeto Olhos D’ Água da Amazônia e Sindicato Rural. Participaram do curso produtores rurais, técnicos do projeto e profissionais da Secretaria de Agricultura.

Beneficiamento do PescadoNo mês de fevereiro, os produtores rurais participaram do curso de Beneficiamento e Conservação do Pescado, o aperfeiçoamento permite que o trabalhador rural atue no beneficiamento, conservação e na transformação de beneficiamento e conservação do pescado também oferecido pelo Senar/MT.

Giselle Oliveira

Assessoria de Imprensa – Projeto Olhos D’ Água da Amazônia

Check Also

PM prende cinco faccionados e apreende drogas e raspadinhas ilegais em Alta Floresta

Uma das suspeitas foi flagrada comercializando bilhetes do tipo raspadinha para atividade ilícita de uma …

Plantão 24h da Mulher atendeu 1,5 mil mulheres vítimas de violência no primeiro semestre de 2025

Unidade da Polícia Civil também elaborou 2 mil boletins de ocorrência no mesmo período O …

Proprietário de veículo que mudou de município precisa atualizar dados cadastrais no Detran-MT

Com os dados cadastrais atualizados o proprietário consegue receber as notificações de autuação dentro do …

Cabeça humana é encontrada dentro de sacola no cemitério municipal de Alta Floresta

Moradora que fazia limpeza em túmulo encontrou o material; Polícia Civil e Politec investigam o …

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *