
Em viagem à capital, para cumprir várias agendas, na quinta-feira, dia 20, o prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Governo, Gestão e Planejamento, Robson Quintino, do secretário de Saúde, Marcelo Alécio Costa, e dos vereadores Francisco Ailton dos Santos, Elisa Gomes, Oslen Dias dos Santos, Francisco Ramos da Silva e Claudinei de Souza Jesus, visitou a Casa de Apoio que o município mantém em Cuiabá.
Durante a visita, os pacientes conversaram com o prefeito, o vice e com os vereadores. Além de elogiar a qualidade dos serviços prestados no local, também fizeram alguns pedidos que serão analisados pela Administração Municipal.
Simone Souza Santos, atendida na Casa de Apoio desde o dia 2 de março, destacou a qualidade das refeições, assim como a organização e a limpeza do local. “Cheguei aqui no dia 2 de março. Me sinto no luxo, estou sendo bem tratada. Fui muito bem recebida. Temos todo o suporte de que precisamos. Quartos e banheiros são limpos todos os dias. Temos cozinha e aqui são servidas quatro refeições por dia: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar”, afirma Simone.
Ela também fez uma observação importante: “Eu vim do Estado de São Paulo, e lá não existe isso. Casa de Apoio lá é para idosos, mas aqui é um lugar que apoia os pacientes e seus acompanhantes. Me sinto bem. Quero agradecer à Prefeitura e ao prefeito, porque o tratamento que recebemos aqui é muito bom”.
Simone ainda destacou o trabalho e envolvimento da equipe da Casa de Apoio e do secretário de Saúde. “Ainda não conhecia o secretário de Saúde, mas hoje o conheci. Quando precisei encaminhar meu esposo, ele me atendeu muito bem. Ele e a equipe da Secretaria de Saúde nos deram todo o suporte”, reconhece.
Outra paciente, Maria Moreira Jorge, também atendida na Casa de Apoio, ressaltou que a atual Gestão Municipal trata as pessoas sem distinção. “Aqui é um lugar onde os pobres são vistos, são enxergados. Aqui, as pessoas que precisam de saúde são realmente respeitadas. Só tenho que agradecer”, afirmou.
Para o vice-prefeito e secretário de Governo, Gestão e Planejamento, Robson Quintino, a palavra-chave para um bom serviço é a humanização. “Viemos a Cuiabá para fazer uma visita à Casa de Apoio. Alta Floresta é uma das poucas cidades que mantém uma Casa de Apoio. Esse trabalho nos permite dar suporte e dignidade às pessoas que fazem tratamento na capital. É preciso humanizar o atendimento, e a Casa de Apoio nos proporciona isso”, destacou.
O vice-prefeito também mencionou que, durante a visita, algumas demandas consideradas importantes foram ouvidas e estarão em pauta. “Queríamos entender cada realidade e saber dos anseios dessas pessoas. É assim que fazemos gestão, cuidando, observando e analisando os serviços que elas recebem”, explicou.
Uma das demandas levantadas, que será discutida, é a aquisição de um novo ônibus para o transporte de pacientes de Alta Floresta até Cuiabá. “Esse foi um dos pedidos das pessoas atendidas na Casa de Apoio, e vamos analisar esse pedido com carinho”, concluiu.
Fabio Bonadeu
Diretoria de Comunicação