Realizada no município de Sorriso, nos dias 23 e 24 de setembro, a 7ª Copa Centro-Oeste de Bandas e Fanfarras, contou com presença da Fanfarra Municipal de Alta Floresta, que novamente sagrou-se campeã, e pelo segundo ano consecutivo levou o troféu de primeiro lugar.
Para Júnior Alexandre Gunz da Silva, estudante de 9 anos, participar da Fanfarra, além de participar da cultura de Alta Floresta, também é uma oportunidade de interagir com outras crianças. “Gosto de participar. Foi muito bom competir lá em Sorriso. Que no próximo ano possamos competir novamente”, disse.
A mãe do estudante, Érica Gunz, que também já fez parte deste universo da música, comemora a participação do seu filho. “Participar da Fanfarra é muito bom. Ali ele está inserido na sociedade, está próximo dos amigos. Antes de participar ele sofria de ansiedade, agora isso melhorou muito. Estamos muito felizes”.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sorriso, esta edição contou com 30 corporações vindas de dezenove cidades mato-grossenses e uma do estado de Mato Grosso do Sul, totalizando mais de 1.200 componentes. Considerando o número de inscritos e participantes, essa iniciativa está entre um dos maiores eventos do segmento neste ano, destaca Wyndianara Sangaletti dos Santos, presidente da Associação Cultura de Bandas e Fanfarras de Sorriso (Acbafas).
Também no site da Prefeitura de Sorriso há um destaque para a Fanfarra Municipal de Alta Floresta por ser a atual campeã da competição. De acordo com a publicação, Além de Alta Floresta, também estiveram presentes, por exemplo, Várzea Grande, Gaúcha do Norte, Nova Marilândia, Cuiabá, Feliz Natal, Cuiabá, Guarantã do Norte, Querência e Sonora (MS).
O regente da Fanfarra Municipal, Valmir Teixeira explica que esse é um evento organizado pela Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras (LBF) e Associação Cultura de Bandas e Fanfarras de Sorriso (Acbafas). Teixeira destaca a importância das crianças na Fanfarra. “Estamos abrindo vagas para as crianças, ampliamos a idade mínima. É preciso incentivar as crianças”.
Para a secretária de Cultura e Juventude, Elisa Gomes, a Fanfarra Municipal tem representado o município de Alta Floresta por onde tem se apresentado. “Um grande trabalho! Temos acompanhado os resultados. Todos estão de parabéns por nos representar tão bem. Quando tem apoio e incentivo é possível observar o crescimento”, comemora.
O prefeito Chico Gamba destaca que incentivar a Fanfarra Municipal, é incentivar o jovem a participar da cultura. “Música é arte. Investir na cultura e na Fanfarra é proporcionar bem-estar aos jovens”, finaliza. No mês de agosto foram entregas para os integrantes da Fanfarra Municipal novos equipamentos e uniformes.
Fabio Bonadeu
Diretoria de Comunicação