Breaking News

AL pressiona ministra por construção de casas populares durante visita ao Estado

Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União Brasil) discutirá a construção de casas populares e incentivos para a agricultura familiar com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, na quinta-feira (15).

Tebet cumprirá agenda em Mato Grosso junto ao ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo. Na Assembleia, autoridades debaterão em plenária regional do Centro-Oeste a elaboração do Plano Plurianual (PPA) de 2024 a 2027.

À imprensa, Botelho adiantou que pretende apresentar à ministra o cenário atual de Mato Grosso, que há anos não tem um programa robusto de construção de casas populares. Deputado disse ainda que pretende levar para a discussão a possibilidade de construção de 50 mil novas moradias no estado nos próximos 4 anos.

“Nós precisamos fazer essa construção, fazer um projeto que realmente chegue para a população. Um projeto que seja viável. E eu acho que aí pode trabalhar a União, governo do Estado, Municípios para construir essas residências que nós precisamos pelo menos nos próximos 4 anos 50 mil unidades em Mato Grosso”, disse Botelho.

Além disso, deputado deverá discutir junto à ministra a distribuição do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), que distribui porcentagem da arrecadação para o desenvolvimento social da região. Em Mato Grosso, segundo Botelho, o fundo fica concentrado nas mãos de quem já tem recursos, sem ser repassado aos que mais precisam.

“O FCO quando vem vai só para os grandes. Os pequenos aqui não conseguem ter acesso. O Banco do Brasil tem que entender que isso é para a cadeia produtiva do Centro-Oeste, não é só para os grandes. E o agronegócio hoje nem precisa mais de dinheiro público, de dinheiro de financiamento, quem precisa são os pequenos, é a cadeia produtiva, é a agricultura familiar. Eles que precisam”, afirmou.

Pablo Rodrigo e Khayo Ribeiro
Gazeta Digital

Check Also

PM prende cinco faccionados e apreende drogas e raspadinhas ilegais em Alta Floresta

Uma das suspeitas foi flagrada comercializando bilhetes do tipo raspadinha para atividade ilícita de uma …

Plantão 24h da Mulher atendeu 1,5 mil mulheres vítimas de violência no primeiro semestre de 2025

Unidade da Polícia Civil também elaborou 2 mil boletins de ocorrência no mesmo período O …

Proprietário de veículo que mudou de município precisa atualizar dados cadastrais no Detran-MT

Com os dados cadastrais atualizados o proprietário consegue receber as notificações de autuação dentro do …

Cabeça humana é encontrada dentro de sacola no cemitério municipal de Alta Floresta

Moradora que fazia limpeza em túmulo encontrou o material; Polícia Civil e Politec investigam o …

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *