Na sexta-feira, dia 17 de fevereiro, teve início um projeto piloto que busca fomentar os trabalhos da Associação de Catadores de Recicláveis de Alta Floresta (ASCALFLO). Depois de reuniões para alinhamento das atividades, teve início o recolhimento de recicláveis na área central e no bairro Cidade Alta.
No primeiro dia de ação foram recolhidos aproximadamente 500 kg de materiais recicláveis. O presidente da associação, Tiago Placidio, mostra-se animado com esse primeiro resultado. “Agora vai dar certo com a ajuda da prefeitura e do Judiciário. Agradeço aos empresários que estão apoiando. Agora nós vamos pra frente com a cooperativa”, comemora.
De acordo com Placidio, desde o início da cooperativa não havia organização, consequentemente, os associados se sentiam desmotivados. Ele é enfático em dizer que, depois da primeira ação realizada na sexta-feira, era possível perceber um novo semblante em seus colegas de trabalho.
A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Gercilene Meira, destaca o envolvimento e engajamento dos envolvidos. “Essa é uma ação do bem! Envolve várias instituições parceiras. Foram realizadas audiências e algumas empresas se disponibilizaram em participar desse projeto piloto. Através desta iniciativa vamos estar contribuindo com a geração de renda dos associados e contribuindo com suas famílias”, destaca.
Estão envolvidas a Prefeitura de Alta Floresta, através das secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Infraestrutura e Serviços Urbanos, além do Ministério Público, Ministério Público do Trabalho e Defensoria Pública. Também ASCALFLO e comércio de Alta Floresta.
Diretoria de Comunicação