Capa / Em Destaque / Brasil alcança 219 casos confirmados da varíola dos macacos

Brasil alcança 219 casos confirmados da varíola dos macacos

Uma semana após o Ministério da Saúde informar 76 casos da varíola dos macacos no Brasil, um levantamento da Agência Brasil traz que o país quase triplicou essa marca. Agora, 218 casos da doença foram registrados pelo ministério, enquanto no Rio de Janeiro, a Secretaria de Saúde do estado registrou mais um caso.

Com base nas informações, são 219 casos confirmados, com 158 no estado de São Paulo, o maior número de registros da doença também conhecida como monkeypox, sendo seguido pelo Rio de Janeiro, com 34 casos agora. Minas Gerais já possui 14 registros, enquanto isso, Paraná (3), Rio Grande do Sul (3), Ceará (2), Rio Grande do Norte (2), Goiás (2) e Distrito Federal (1) completam a contagem.

Segundo Informe da Sala de Situação Monkeypox – nº 47 – 08-07-2022, ou seja, de três dias atrás, dos 440 casos notificados no Brasil, 205 haviam sido confirmados. Isso significa 14 novos registros nesse meio tempo, com os estados brasileiros registrando casos de transmissão local da doença.

Varíola dos macacos no mundo

Diante do aumento dos índices da doença no mundo, uma segunda reunião do comitê de emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) será realizada nas próximas semanas. O intuito é determinar se o vírus já constitui uma emergência global de saúde pública, o mais alto nível de alerta.

Mais de 6 mil casos de infecção foram confirmados em 59 países, e Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU), disse recentemente que a Europa é o atual epicentro do surto. No continente mais de 80% dos casos de varíola global foram confirmados em 2022. “Os testes continuam sendo um desafio e é altamente provável que exista um número significativo de casos não detectados”, apontou.

Ronnie Mancuzo – OLHARDIGITAL

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top