Cientista-chefe da OMS (Organização Mundial de Saúde), Soumya Swaminathan afirmou na terça-feira (5) que o cenário mais provável é que a Covid-19 assuma uma “condição endêmica”. O que significa dizer que a doença seguiria se manifestando com frequência em determinadas regiões, geralmente provocada por circunstâncias ou causas locais.
Na pandemia, os casos de uma doença aumenta em vários momentos de forma aguda em diferentes localidades do planeta. Como foi visto nos últimos dois anos e meio, com a Covid-19.
Segundo ela, pode haver ainda “algum surto”, mas não a repetição de um grande pico de mortes como visto anteriormente na pandemia. De qualquer modo, ela reforçou o conselho da entidade pela vacinação, a fim de se evitar casos graves, e também de outras medidas, como o uso de máscaras, para conter a disseminação do vírus.
A autoridade da OMS falou durante sessão de perguntas e respostas sobre a Covid-19. Ela lembrou que, apesar das novas variantes, não há até agora relato de que o vírus consiga escapar da imunidade conferida pelas vacinas já existentes.
Segundo Swaminathan, os imunizantes atuais garantem 85% ou mais de eficácia contra todas as variantes até agora registradas.