Capa / Gerais / China barra envio de 10 mil litros de insumos ao Brasil para produção de vacinas, segundo deputado

China barra envio de 10 mil litros de insumos ao Brasil para produção de vacinas, segundo deputado

Usando as redes sociais nesta segunda-feira (10), o deputado federal Paulo Teixeira (PT) afirmou que a China barrou o envio de 10 mil litros de insumos para a produção de 18 milhões da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac. O motivo seria as declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao país asiático na última semana.

O não envio dos insumos pela China devido a falas de Bolsonaro vai na contramão da nota emitida pelo Itamaraty na última quinta-feira (6). A pasta alegou que eventuais atrasos nas entregas dos insumos para a produção da CoronaVac não são intencionais e que a exportação da matéria-prima para o imunizante está ocorrendo em diversos países.

Um atraso no envio de insumos da produção da vacina pode afetar a entrega de imunizantes para o Ministério da Saúde. O Butantan prevê entregar mais 54 milhões de doses até 30 de agosto.

Na última semana, o presidente afirmou ver risco de uma “guerra química” e, sem citar diretamente a China, disse que o novo coronavírus pode ter sido produzido em laboratório. Além disso, também falou, com tom de critica, que o país foi o único que conseguiu crescer ao longo da pandemia.

Após as declarações de Bolsonaro, o porta-voz do governo chinês disse, sem citar o nome do presidente brasileiro, ser contra a politização da pandemia da Covid-19.

Butantan alega que falas de Bolsonaro prejudicam diplomacia 

O Instituto Butantan também afirmou na quinta (6) que as declarações do presidente com críticas à China afetam a liberação de insumos pelas autoridades daquele país. O governador João Doria (PSDB), em evento para liberação de lote de cerca de 1 milhão de doses da Coronavac, também disse que as afirmações geraram mal estar na diplomacia chinesa.

Redação TV Cultura

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top