Bruno Felipe/Da Reportagem com informações Gazeta Digital
De acordo com dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde Mortes, o estado de Mato Grosso registrou 06 mortes por dengue neste ano. No mesmo período do ano passado, conforme levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Estado não confirmou nenhuma morte pela doença.
Além das 6 confirmadas até agora, uma morte por dengue segue em investigação. O Estado também tem comprovado um óbito por chikungunya. Em Alta Floresta, além da pandemia do novo coronavírus, o município enfrenta também uma epidemia de dengue. Somente nos três primeiros meses do ano, cerca de 250 casos foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o coordenador do programa saúde na escola, Claudiomiro Vieira, em todo o ano de 2019, apenas 102 casos foram registrados.
No último boletim epidemiológico divulgado o bairro Jardim Panorama aparecia no topo com 12 focos registrados. Logo em seguida aparece o bairro Jardim das Flores com 05 casos registrados, Jardim Guaraná com 04 focos e o bairro Jardim Primavera e Setor F com 03 focos, cada. O levantamento da SES revelou que, de janeiro até a terceira semana de março, foram mais de 17,5 mil notificações por dengue, uma taxa de 523 casos a cada 100 mil habitantes. Em comparação com mesmo período do ano passado, houve um aumento de 333% nas notificações.