Breaking News

Estudantes do IFMT de Alta Floresta fazem manifesto após anúncio do corte de verbas que afetará a unidade local

Bruno Felipe / Da Reportagem

O Ministério da Educação (MEC) anunciou no fim do mês passado o corte de 30% dos repasses para todas as universidades federais do país e com isso diversas instituições começaram uma readequação orçamentária para garantir o funcionamento. A reportagem do Jornal O Diário apurou que o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em Alta Floresta também será afetado devido ao corte nas verbas. Nesta semana alguns alunos se mobilizaram e fizeram um manifesto na instituição, utilizando-se de vestimentas pretas simbolizando o luto por aqueles que não acreditam na educação.

Segundo uma das alunas do curso de Administração, a reivindicação não se trata apenas pela garantia do ensino de qualidade gratuito, mas sim pelos outros setores que o IFMT/AF proporciona como cultura, respeito, preparação para o mercado de trabalho e cidadania. “Graças ao IFMT entrei no mercado de trabalho, graças ao IFMT estou me tornando uma profissional capacitada e por isso estamos em luto; nós do IFMT-Campus Alta Floresta estamos em luta”, disse ela ao Jornal O Diário.

A reportagem apurou que possivelmente serviços serão cortados pela metade, como energia e materiais do laboratório que precisam de manutenção. Além disso, possivelmente serão cancelados pedidos de alguns materiais para a sala de administração, haverá a diminuição da frota de ônibus e alguns gastos de manutenção como combustível também serão diminuídos. É certo dizer que caso o problema continue haverá corte de terceirizados como a limpeza e até mesmo de alguns professores. Segundo um dos alunos do IFMT,  estas informações foram dadas pelo próprio diretor da instituição que em reunião com os alunos e funcionários expôs todos os gastos da instituição e explicou o que poderá ser afetado a partir deste corte.

Um outro aluno da instituição, disse que sente como se estivesse sendo ‘expulso do próprio lar’ “O IFMT-campus Alta Floresta é a nossa segunda casa, batalhamos todos os dias para estar ali lutando por um futuro melhor, por uma vida melhor e por uma educação de qualidade”, disse ele.

A reportagem do Jornal O Diário tentou por inúmeras vezes contato com o diretor do Campus de Alta Floresta, mais até o fechamento desta edição não tivemos retorno.

Check Also

Estudantes de Alta Floresta participarão de intercâmbio promovido pelo Governo do Estado

Três estudantes de Alta Floresta foram selecionados para participar de um intercâmbio cultural na Inglaterra, …

Cabeça humana é encontrada dentro de sacola no cemitério municipal de Alta Floresta

Moradora que fazia limpeza em túmulo encontrou o material; Polícia Civil e Politec investigam o …

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032

Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores O governador …

Alta Floresta se destaca em cumprimento de metas, conciliação e posição no Igest

A Vara do Trabalho de Alta Floresta cumpriu todas as metas do CNJ para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *