Breaking News

Em MT, apenas 5 juízes podem receber auxílios moradias

Apenas cinco juízes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) terão direito a receber auxílio-moradia, de acordo com as novas regras editadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e regulamentadas pela corte estadual no dia 15 de fevereiro.

Em decisão unânime, os desembargadores do pleno do TJMT apenas ratificaram os moldes do pagamento do benefício que já havia sido definido pelo CNJ. Ao analisar os efeitos da norma, a Coordenadoria de Magistrados entendeu que apenas cinco dos 282 magistrados poderão receber o auxílio.

A resolução do CNJ e a decisão do TJMT estabelecem cinco critérios para o pagamento, que só será feito se na cidade em que o juiz trabalha não houver imóvel funcional disponível. Além disso, o cônjuge não poderá ocupar imóvel funcional ou ganhar auxílio-moradia, o magistrado não pode possuir imóvel na comarca onde atua e deve apresentar comprovante de despesa com aluguel ou hotel.

Nos balanços contábeis do ano de 2017, data dos últimos dados disponíveis, o TJMT gastou R$ 93,9 milhões com indenizações e restituições, termo no qual é registrado os valores do auxílio-moradia. O gasto provavelmente deve sofrer uma redução drástica, já que o auxílio representa uma das mais altas indenizações.

O aumento da rigidez nas regras de pagamento permitiu a manutenção do mesmo valor concedido antes das mudanças, que continua de R$ 4.377,73. As alterações foram feitas porque em 26 de novembro do ano passado o ministro Luiz Fux do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o CNJ e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) regulamentassem o benefício. Até então, o pagamento era feito com base em decisão do próprio.

Check Also

Cabeça humana é encontrada dentro de sacola no cemitério municipal de Alta Floresta

Moradora que fazia limpeza em túmulo encontrou o material; Polícia Civil e Politec investigam o …

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032

Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores O governador …

Alta Floresta se destaca em cumprimento de metas, conciliação e posição no Igest

A Vara do Trabalho de Alta Floresta cumpriu todas as metas do CNJ para a …

Agosto Dourado reforça a importância da amamentação para mães e bebês

Durante o mês de agosto, conhecido como Agosto Dourado, a atenção se volta para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *