Breaking News

Participando de um projeto de educação ambiental, alunos da Escola Jardim das Flores visitaram recentemente a famosa paineira de Alta Floresta

Bruno Felipe / Da Reportagem

A Escola Municipal Jardim das Flores está promovendo um projeto sustentável em todo o pátio da instituição visando a valorização do espaço escolar, utilizando-se da aplicação de princípios ambientais sustentáveis, sendo que já foi construído um espaço Kids feito com pneus velhos reciclados e também um local de guardar bicicletas que também foi feito com pneus reciclados. Neste sentido, para alavancar ainda mais a ideia de sustentabilidade, uma turma da educação básica da escola esteve recentemente visitando o Sitio Ecológico das Paineiras afim de conhecer a famosa Sumaúma.

Formado em Ciências Biológicas e responsável pela Comissão da Educação da Câmara Municipal, o vereador Mequiel Zacarias (PT) foi convidado pelas professoras responsáveis a acompanhar os alunos até a paineira, onde na oportunidade, o parlamentar explicou sobre a história da árvore, bem como os cuidados com o espaço natural. De acordo com ele, o encontro foi muito produtivo e mostrou a importância do processo educacional na formação e na relação das crianças com o ambiente de uma maneira geral. “É um processo extremamente importante de educação ambiental, é um processo de aproximação e sensibilização da importância do cuidado com a natureza”, ressaltou Mequiel para a reportagem do Jornal O Diário.

‘Ceiba pentandra’, conhecida como Sumaúma ou Paineira, está localizada na zona rural de Alta Floresta. É uma das maiores árvores da Amazônia e encanta por sua beleza e porte. Os indígenas da Amazónia consideram-na a “mãe-das-árvores”, as suas raízes tubulares são também chamadas de sapopembas, que em determinadas épocas rebentam irrigando toda a área em torno dela e o reino vegetal que a circunda. É conhecida como “Árvore da Vida” ou a “escada do céu”, o seu diâmetro de porte belo e majestoso unido às sapopembas (raízes), muitas vezes formam verdadeiros compartimentos, transformados em habitações pelos indígenas, caboclos e sertanejos. Ao sobrevoar a região amazônica, qualquer um, mesmo sem conhecer a árvore é capaz de a identificar e captar a sua energia.

Check Also

Estudantes de Alta Floresta participarão de intercâmbio promovido pelo Governo do Estado

Três estudantes de Alta Floresta foram selecionados para participar de um intercâmbio cultural na Inglaterra, …

Cabeça humana é encontrada dentro de sacola no cemitério municipal de Alta Floresta

Moradora que fazia limpeza em túmulo encontrou o material; Polícia Civil e Politec investigam o …

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032

Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores O governador …

Alta Floresta se destaca em cumprimento de metas, conciliação e posição no Igest

A Vara do Trabalho de Alta Floresta cumpriu todas as metas do CNJ para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *