Breaking News

Alunas do IFMT promoveram encontro para discutir o feminismo em âmbito municipal

Bruno Felipe / Da Reportagem

ENCONTRO FEMINISMOAconteceu na última sexta-feira 15, o 4° encontro do Projeto “Humanos na Ciência” promovido pelos alunos do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). Para a ocasião, o tema escolhido foi ‘Feminismo Ontem e Hoje’ e foi presidido pelas alunas Julia, Ludmila, Gabrielly, Cristiane e Ana Claudia do 2° e 3º ano do Ensino Médio. O encontro teve como objetivo discutir como o feminismo vem se tornando uma luta cada dia mais expressiva e necessária.

Durante o encontro fez-se uma roda de conversa, onde todos puderam partilhar experiências, inclusive as de assédio e machismo na sociedade, além da necessidade de fomentar a luta das mulheres em Alta Floresta para que não se perca recursos como a Delegacia da Mulher.

O encontro contou com a presença do vereador Mequiel Zacarias (PT) que ressaltou a importância do evento que permitiu as alunas explicarem detalhadamente o que é o feminismo, pois conforme ele explicou para a reportagem do Jornal O Diário, as pessoas olham o feminismo como o oposto de machismo, o que não é verídico, já que são coisas muitos distintas. “O feminismo é um movimento que procura trabalhar a questão da mulher dentro do espaço de uma maneira geral, da questão do empoderamento, do respeito, da valorização e da igualdade”, disse Mequiel em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

O Feminismo vem sendo discutido em âmbito nacional nos últimos tempos, colaborando com a vitória das mulheres em muitas das causas, mas é importante salientar que o feminismo é um conjunto de movimentos políticos, sociais, ideologias e filosofias que têm como objetivo comum: direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões patriarcais, baseados em normas de gênero.

No evento, cobrou-se também uma maior participação dos altaflorestenses no Conselho dos Direitos da Mulher (CMDM), para que a luta pela igualdade seja compreendida em todos os níveis. “Realmente chamando a responsabilidade da importância dessa discussão, do papel do feminismo dentro de uma sociedade e como ele pode ajudar tanto nós homens quanto as mulheres a encontrar um ponto de equilíbrio nos processos de relação e de valorização, de ambas as partes”, concluiu Mequiel.

Check Also

Estudantes de Alta Floresta participarão de intercâmbio promovido pelo Governo do Estado

Três estudantes de Alta Floresta foram selecionados para participar de um intercâmbio cultural na Inglaterra, …

Cabeça humana é encontrada dentro de sacola no cemitério municipal de Alta Floresta

Moradora que fazia limpeza em túmulo encontrou o material; Polícia Civil e Politec investigam o …

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032

Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores O governador …

Alta Floresta se destaca em cumprimento de metas, conciliação e posição no Igest

A Vara do Trabalho de Alta Floresta cumpriu todas as metas do CNJ para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *