A proposta do Portfólio nada mais é do que avaliar a criança com amor, registrando seu progresso, sua evolução e sua história
Assessoria
Educadoras das Creches Padre Antônio e Vovó Camilo, estiveram reunidas para participar de uma capacitação sobre a técnica inovadora de avaliar o progresso das crianças por meio do Portifólio.
A proposta do Portfólio nada mais é do que avaliar a criança com amor, registrando seu progresso, sua evolução e sua história.
“Todas as informações que encontramos neste material informam-nos com precisão sobre os detalhes do desenvolvimento de cada criança”, pontuou a Assessora Pedagógica responsável pela Capacitação, Jussara Ceron.
Jussara disse ainda que o município de Vera saiu mais uma vez na frente ao propor a unificação da avaliação nas creches pelo método do Portifólio.
“Não haverá dois Portfólios iguais porque as crianças são todas diferentes e seu desenvolvimento é marcado por momentos peculiares de aprendizagem. Alguns itens irão causar um sorriso ou uma risada; outros irão trazer velhas lembranças. Para as crianças, para os pais, para os professores e toda a equipe escolar, abrir um portfólio bem feito é como abrir um baú de tesouros”, afirmou.
A Secretária de Educação, Raunany Lopes comentou sobre o importante passo que está sendo dado na área de Educação pela Administração.
“O que queremos é documentar cuidadosamente a rotina da criança com riqueza de detalhes. Quando o pai abrir este Portifólio ele vai se sentir dentro da escola. Isso é trazer transparência para o nosso trabalho mostrando o respeito com o qual esta gestão tem tratado a educação no nosso município. Com certeza isso irá colocar Vera no topo do Ranking das cidades que oferecem qualidade e excelência na Educação Básica”.
A Diretora da Creche Padre Antônio – que cedeu o espaço para a capacitação – Jussana Braganholo, acredita que as educadoras terão papel fundamental neste processo.
“O ritmo de uma creche é intenso e cheio de atividades feitas pelas educadoras que avaliam constantemente as habilidades e competências das crianças: Coordenação motora, afetividade, reconhecimento, expressão artística e corporal, imaginação, linguagem, desafios, exploração de ambientes e objetos, descobertas e sensações. A novidade do Portifólio é acompanhar de forma personalizada a criança desde sua chegada até sua saída. O papel do educador será fundamental neste processo”, concluiu.
Ficou acordado entre educadoras e gestoras que a entrega deste Portfólio aos pais será feita no final deste ano. A partir desta segunda-feira, terá início o processo de registro personalizado das crianças nas Creches.