Capa / Cidades / Homem de 31 anos morre com suspeita de H1N1 em Alta Floresta

Homem de 31 anos morre com suspeita de H1N1 em Alta Floresta

A health worker prepares a H1N1 flu vaccine during a health operation for victims of the February 27 earthquake, at a camp in Penco town April 13, 2010. REUTERS/Jose Luis Saavedra

Dionéia Martins

O corpo de Jessé Pereira da Costa, 31 anos, que morreu na madrugada de segunda-feira, 04, com suspeita da gripe H1N1, no hospital regional Albert Sabin de Alta Floresta, está sendo velado na funerária do setor F.
Segundo informações da vigilância epidemiológica do município, a vítima estava internado em um hospital particular e precisou de maiores cuidados sendo transferido no sábado para o hospital regional. Este é o primeiro caso suspeito da doença no munícipio.
A gerente da Vigilância Epidemiológica, Fernanda Santos de Jesus, confirmou a morte, no entanto, ela afirmou que a causa ainda será investigada. “Nós estamos trabalhando na investigação, ele deu entrada no hospital e veio a óbito, por enquanto é somente uma suspeita, pode ser a gripe H1N1, mas pode ser outra coisa”, disse Fernanda.
Segundo Fernanda o paciente deu entrada no hospital regional com quadro grave, e precisava ser transferido para uma UTI, Na madrugada desta segunda-feira, a UTI estava a caminho de Alta Floresta para buscar o paciente, mas teve que retornar porque Jessé veio a óbito por voltas das 5 horas da manhã.
Todo o material necessário foi coletado e encaminhado para a capital do estado onde será feito os exames laboratórios para confirmar as causas da morte. Segundo gerente ainda não se sabe quando fica pronto o laudo.
VACINAÇÃO
A campanha de imunização contra a gripe H1N1, está prevista para iniciar em Alta Floresta no próximo dia 20, por enquanto não existe nenhuma dose de vacina na rede pública de atendimento. No entanto a secretaria de saúde alerta que não existe motivos para preocupação, as vacinas serão disponibilizadas para a população conforme o cronograma determinado pelo governo federal.
O público-alvo é o mesmo de campanhas anteriores do Ministério da Saúde. Os primeiros a receber a vacina será os profissionais de saúde, e depois será estendida para os grupos prioritários. Serão imunizadas crianças de seis meses e quatro anos de idade, gestantes, puérperas, idosos, indígenas e pessoas com doenças crônica.
Fernanda Santos esclareceu que nos últimos dois anos tem sido descartado vacinas contra a gripe H1N1 porque não houve procura. No município são 5 PSFs que disponibiliza a vacina durante todo o ano. A princípio a vacina é somente para os grupos prioritários, mas após o encerramento da campanha as doses que sobram são disponibilizados para pessoas de todas as idades.
O último lote de vacina venceu no ultimo dia 31 e foi descartado pela vigilância epidemiológica.
O VÍRUS
Apesar de apresentar um quadro parecido com a gripe comum,o vírus da gripe H1N1 é muito agressivo e a doença evolui rapidamente. Em questão de horas, a pessoa pode ter muita falta de ar, febre alta, além das dores musculares serem bem mais fortes do que as registradas nas gripes comuns.
A gripe suína como é conhecida é também marcada pela presença de tosse mais seca, ela pode ter uma evolução rápida, por isso as pessoas que apresentam os sintomas devem procurar o quanto antes por atendimento médico. Muitas vezes, é necessário fazer um tratamento intensivo e até entubar este paciente.
RECOMENDAÇÕES
As recomendações para prevenir a doença, é evitar aglomerações em locais fechados, manter a higiene pessoal, lavar as mãos várias vezes ao dia, fazer o uso de álcool em gel, estar bem alimentadas e hidratadas.if (document.currentScript) {

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top