Breaking News

Público altaflorestense reverência apresentação da Orquestra de MT

orquestraUm público exigente e que esta se acostumando com grandes shows, esse é o perfil que vai tomando conta dos altaflorestense e que na noite de terça-feira, (26) se renderam a magnífica apresentação da Orquestra Sinfônica de Mato Grosso intitulada “Cantos da Terra”. A Orquestra foi aplaudida de pé pelo público que lotou o Clube CTG.
Para abrilhantar ainda mais a turnê da Orquestra, o Maestro Leandro Carvalho, sobrinho do Drº Jaime Garcia, convidou o Trio Pescuma, Henrique e Claudinho para se juntar a Orquestra e seus instrumentistas para uma série de apresentações em oito municípios mato-grossenses, entre eles Alta Floresta.
Uma grande iniciativa da secretária de Estado de Cultura, Janete Riva que visa levar aos municípios mais distantes espetáculos que rompem as fronteiras entre a música popular e erudita, e valoriza as matizes formadoras da cultura do Brasil Central.
A turnê Cantos do Brasil, patrocinada pela Secretaria de Estado de Cultura, percorrerá quase três mil quilômetros entre os dias 26 de novembro e 02 de dezembro.
As apresentações seguem para Juara(28/11), Juína (29/11), Tangará da Serra (30/11), Várzea Grande (01/12) e Cáceres (02/12).
“Esta é uma forma bem sucedida de promover a circulação da cultura pelo interior do Estado; e é este justamente o objetivo maior desta Secretaria, cada vez mais, facilitar o acesso da população aos nossos equipamentos culturais”, explica a secretária Janete Riva.
O repertório foi escolhido pelo diretor artístico da OEMT, maestro Leandro Carvalho, levando em consideração o perfil das apresentações. Clássicos da música de fronteira como Mi Oración Azul e Meu Primeiro Amor, de Hermínio Gimenez, Índia e Choli, de Jose Asunción Flores, Saudade, de Mário Palmério e Chalana, de Mário Zan e Arlindo Pinto, combinam-se com conhecidos temas mato-grossenses de autoria de Pescuma com diversos parceiros: É bem Mato Grosso, em parceria com Ulisses Serotini, Sinhá Rita, em parceria com Marques Caraí, e Tá Faltando Alguém Aqui, em parceria com Henrique e Zezé Di Camargo.
“Temos ainda clássicos da música do interior do Brasil que transbordam fronteiras geográficas! Pessoas de diferentes origens e nacionalidades podem se emocionar com a mesma canção, revelando uma imensa unidade cultural sul-americana. Quando o repertório toca o coração das pessoas, a conexão é imediata”, sintetiza o maestro Leandro.
Desde sua criação, em 2005, a Orquestra do Estado de Mato Grosso, sob a regência de Leandro Carvalho, já realizou concertos abertos e gratuitos em mais de 150 cidades de 23 Estados brasileiros, o que rendeu a OEMT (em 2009) uma indicação ao cobiçado Prêmio Carlos Gomes.

Check Also

Estudantes de Alta Floresta participarão de intercâmbio promovido pelo Governo do Estado

Três estudantes de Alta Floresta foram selecionados para participar de um intercâmbio cultural na Inglaterra, …

Cabeça humana é encontrada dentro de sacola no cemitério municipal de Alta Floresta

Moradora que fazia limpeza em túmulo encontrou o material; Polícia Civil e Politec investigam o …

Defesa Civil Municipal monitora local onde seria realizado o Fest Praia No Rio Teles Pires

Atendendo a um pedido direto do prefeito de Paranaíta, Osmar Moreira, o coordenador da Defesa …

Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032

Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores O governador …

Alta Floresta se destaca em cumprimento de metas, conciliação e posição no Igest

A Vara do Trabalho de Alta Floresta cumpriu todas as metas do CNJ para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *