Nesta semana, durante a sessão da Câmara Municipal, a vereadora Elisa Gomes Machado (PDT) fez criticas sobre a saúde pública em Alta Floresta. Segundo ela, os PSFs estão em situação deplorável e com condições mínimas para prestar atendimento à população.
Na ocasião, as críticas feitas por Elisa, foram contraposta pelo líder do prefeito na Câmara, vereador Charles Miranda Medeiros (PR) que disse que a vereadora estaria tentando apenas desvalorizar o trabalho que vem sendo executado na administração do prefeito Dr. Asiel Bezerra (PMDB).
Ontem pela manhã, o secretário de Saúde do município, Manoel João disse em entrevista ao O Diário que está tranquilo e que a saúde pública em Alta Floresta está melhorando a cada dia. Ele explica as dificuldades existem, mas na medida do possível estão sendo sanadas.Sobre as denúncias de que os Postos de Saúde estariam sem material de trabalho, faltando até mesmo copo descartável, Manoel João reconheceu que havia acabado o estoque, mas que as providências foram tomadas para repor o que estava faltando. “Isso é uma coisa que acontece igual acontece na casa das pessoas, tem dia que acaba às vezes o café, ou qualquer outro produto, você aguarda um dia ou dois e providência a compra para não ficar sem, e tudo volta ao normal”, comparou o secretário.
Manoel João disse que um problema ocasionado na licitação acabou atrapalhando o cronograma da secretaria de Saúde e por isso ocorrem estas situações. Ele disse que as cobranças precisam ser feitas, mas da maneira que a vereadora Elisa colocou a situação, ela quis na verdade tumultuar, influenciando a opinião pública. “O problema é que realmente isso é coisa de gente que não tem o que fazer, no começo quando nós assumimos, faltava médico, reclamava, depois faltava remédio, reclamava também, e agora acharam isso para reclamar. Seria muito bom se ao invés de reclamar, tentasse ajudar a resolver o problema”, criticou o secretário Manoel João, dizendo ser sabedor que as reclamações muitas vezes acabam partindo de próprios servidores da secretaria. “Para se ter uma ideia, na gestão passada, a secretaria durante anos a secretaria não fornecia café para os postos de saúde, só que ninguém divulgou isso. Mas eu acho normal e estamos resolvendo sem problema”, completou Manoel João.
Alex Cordeiro