O ministro da Aviação Civil Moreira Franco assinou hoje (11) com o governador Silval Barbosa convênio para outorga de 13 aeroportos regionais no Estado. A outorga possibilita ao governo receber recursos para investimentos em melhorias na infraestrutura aeroportuária.
Serão investidos R$ 330 milhões, já previstos na política de aviação comercial regional no plano aeroportuário do governo federal. Os aeroportos de Tangará da Serra, Pontes e Lacerda e de Matupá serão os primeiros de Mato Grosso a receberem recursos.
Também receberão investimentos, numa segunda etapa, os aeroportos de Juína, Juara, Nova Xavantina, Cáceres, São Félix do Araguaia, Vila Rica, Rondonópolis, Diamantino e Alta Floresta e Barra do Garças.
A destinação dos recursos é resultado de uma luta do deputado Carlos Bezerra (PMDB), depois de várias audiências com o ministro Moreira Franco, companheiro de partido, quando justificou a necessidade dos investimentos. Bezerra não pôde participar da reunião em função de compromisso na Liderança do PMDB na Câmara Federal.
O governador Silval Barbosa expôs ao ministro a pujança do crescimento econômico do Estado e encaminhou reivindicação para investimentos em outros 12 municípios.
O ministro justificou os investimentos como estímulo ao desenvolvimento do Estado, que possui distâncias territoriais da capital com alguns municípios em mais de mil quilômetros.
O secretário de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana Cinézio Nunes de Oliveira disse que o aeroporto de Rondonópolis receberá investimentos de R$ 21 milhões para se adequar ao mesmo nível do Marechal Rondon, em Várzea Grande.
Assim como também será contemplado o aeroporto de Barra do Garças, na condição de aeroporto alternativo, conforme afirmou a deputada Tetá Bezerra (PMDB), presente à reunião.
Participaram ainda da reunião o prefeito de Primavera do Leste, município que compõe a próxima etapa de investimentos, o deputado Welington Fagundes e o secretário de Estado do Turismo Jairo Pradela.