A fumaça avança em direção às casas e o fogo se espalha pelo matagal. Tempo quente, ventos fortes, quase nada de chuva. É nesse cenário que surgem os focos de incêndio, mas o fogo não nasce do nada, à toa. Ele geralmente é provocado pelo ser humano.
Somente nestes últimos dias o Corpo de Bombeiros registrou várias ocorrências de focos de queimadas em Alta Floresta. A situação vai ainda mais além, em menos de uma semana, duas residências foram consumidas pelo fogo. A causa dos incêndios está sendo investigadas pela polícia.
Diante destes episódios já ocorridos, o Corpo de Bombeiros recomenda à comunidade que não destrua o lixo ou entulho utilizando fogo e que mantenha os terrenos sempre limpos e capinados, sendo aconselhável ainda que sejam murados e calçados. Quem usar fogo para limpeza de terrenos baldios, ou ação correlata, pode ser responsabilizado e punido por lei.
Segundo o Capitão Cortez, a parceria com o município está mantida e a equipe Brigada Municipal estará atuando juntamente com o Corpo de Bombeiros no combate as queimadas que por ventura virem a acontecer no perímetro urbano da cidade. “Às vezes a população ateia fogo em uma área qualquer e ele se propaga e chega até a residências. As pessoas não devem tentar debelar o fogo, porque, se a pessoa não souber as técnicas necessárias, poderá se tornar uma vítima deste fogo”, avisou o comandante do Corpo de Bombeiros, relatando que a pratica da queimada é proibida em qualquer circunstância, seja pequena ou de maiores proporções.