Breaking News

Parlamentares cobram esclarecimentos sobre o fechamento da Unidade de Saúde da Com. Nova Aliança

Bruno Felipe / Da Reportagem

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira, dia 10 de fevereiro, uma informação divulgada pelos parlamentares chamou a atenção de quem compareceu no Plenário Arnaldo Corcino: a Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade Nova Aliança teria fechado as portas recentemente. As informações repassadas dão conta de que o fato teria ocorrido devido ao Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Costa, ter o desejo de juntar algumas unidades em uma só, ou seja, os moradores do Nova Aliança e comunidades adjacentes teriam que ser atendidos em uma espécie de ‘unidade de saúde regional’.

O vereador Dida Pires chegou a apresentar um requerimento pela Ordem do Dia pedindo esclarecimentos ao Secretário Marcelo sobre essa situação e também sobre quais providências foram tomadas em relação as unidades de saúde sucateadas e a retirada de medicação básica em algumas UBS’s. “Nós queremos informações reais dele sobre essa situação; ele tinha essa ideia, no entanto não comunicou à Câmara, não comunicou a comunidade, não discutiu com a comunidade sobre essa união em uma única unidade, agora a unidade do Nova Aliança está fechada”, disse Dida em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

Ele explicou que visitou algumas unidades recentemente junto com seus colegas vereadores Elisa Gomes e Mequiel Zacarias e o que os parlamentares encontraram lá, aliás, o que de fato não encontraram, foi a medicação considerada básica. A vereadora Elisa Gomes confirmou a informação durante entrevista para a reportagem; segundo ela, nem o soro fisiológico foi encontrado nas unidades até a data desta segunda-feira, dia 09. Pela ordem do dia, a parlamentar também apresentou outro requerimento pedindo ao Secretário amplas informações sobre a folha de pagamento atualizada dos servidores contratados e nomeadas da Saúde.

Em sua justificativa, a parlamentar disse que a informação é necessária para averiguar o que ocorre com a pasta em relação ao atraso no salário dos funcionários, já que pelo segundo mês, o salário destes servidores foi pago em atraso. Elisa explicou que procurou o departamento de finanças da Prefeitura e a informação repassada era de que o pagamento restada do pessoal da Saúde, valor estimado em R$700 Mil, seria pago com o recurso que vier do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).  A reportagem procurou o Secretário para maiores esclarecimentos, principalmente sobre o fechamento da unidade Nova Aliança, mas até o fechamento desta edição, não tivemos retorno.

 

Check Also

Vereador Claudinei de Jesus destaca investimento do Governo do Estado para construção de novas escolas em Alta Floresta

Vereador destacou em reunião com a equipe técnica da SEDUC-MT a importância da construção de …

Alckmin: tarifaço de Trump afeta 3,3% das exportações brasileiras

Vice-presidente diz que crise vai passar e não desistirá de negociação O vice-presidente Geraldo Alckmin …

Oficinas em unidades prisionais ofertam trabalho e oportunidades de qualificação a reeducandos em MT

Há 1.800 presos trabalhando nas atividades internas em funcionamento nas unidades prisionais O Sistema Penitenciário …

Escolas estaduais devem realizar inscrição antecipada para participar da ExpoEstudantil 2025

Cerca de 20 mil estudantes devem passar por dia na exposição, que será realizado na …

“Municípios devem se preparar para a nova realidade”, diz Gallo sobre o novo regime tributário

Secretário participou do Encontro Regional da Reforma Tributária, em Sinop, nesta sexta-feira (22) Os 142 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *