Capa / Educação / MT: mesmo cidades com alto risco retornarão aulas presenciais, garante secretário

MT: mesmo cidades com alto risco retornarão aulas presenciais, garante secretário

O secretário de Estado de Educação Alan Porto afirmou que mesmo as cidades com classificação de risco muito alta de contágio pela covid-19 retornarão as atividades escolares no sistema de ensino híbrido.

Conforme o gestor, os municípios que se enquadrarem nesta classificação funcionarão de forma diferente das demais cidades. Atualmente, o plano retorno prevê 50% da capacidade total, mas para os casos de contágio muito alto as turmas funcionarão com 30%.

Ao Jornal do Meio Dia, o secretário disse que o retorno das atividades cumpre lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que tornou a Educação como sendo prioritária no estado.

Porto frisou, contudo, que em todas as unidades o Estado adotará uma série de medidas de biossegurança que reforçarão o controle das atividades, a fim de evitar contágios pelo coronavírus na comunidade escolar.

“Nos municípios que tiverem a classificação muito alta, vamos levar em consideração o decreto, mas temos que respeitar a legislação que foi aprovada. E nesses casos funcionar em 30% da capacidade total”, disse o secretário.

“Nós estamos funcionando hoje com 50% da capacidade, mas tem uma lei que torna a Educação como atividade essencial e temos que respeitá-la e no caso dos municípios funcionar com até 30% da sua capacidade”, reiterou.

Ao Jornal, Porto afirmou que o Estado planeja adotar um plano de contingência caso haja suspeita de contágio pela covid-19. O secretário explicou que a estratégia preventiva reúne a testagem da bolha de relacionamento dos casos suspeitos e, caso confirmada infecção, o isolamento das pessoas infectadas.

“Quer dizer, dentro da sala se algum aluno ou professor tiver sintomas, isola-se e é feita a testagem. Ele é dirigido para uma unidade básica de saúde. É feita a testagem de todos e o monitoramento”, apontou.

“Aí você monitora aquelas crianças ou professores que tiveram contato com outros estudantes de outras turmas. É feito o isolamento durante 14 dias e assim a gente vai tocando as atividades dentro da sala de aula”, finalizou.

Khayo Ribeiro/Gazeta Digital 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top