Capa / Economia / ONS prevê cenário energético “sensível” até novembro

ONS prevê cenário energético “sensível” até novembro

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) atualizou as previsões para o atendimento de energia ao Brasil até novembro, quando inicia o período de chuvas em algumas regiões do país. De acordo com o levantamento, o cenário energético vai permanecer sensível.

O estudo considerou um aumento das atividades de comércio e serviços daqui para a frente, o que aumenta também a demanda de energia justamente em um período de seca e de baixa nos reservatórios. Mesmo assim, o ONS entende não haver risco de desabastecimento no Brasil.

Foram traçados dois cenários. No primeiro, há previsão de acionamento do Parque Termoelétrico de forma moderada. Já no segundo prevê um cenário mais crítico do ponto de vista energético: as térmicas seriam mais acionadas e com a possibilidade de importação de energia de países vizinhos. Vale lembrar que o acionamento de usinas termoelétricas faz a conta de luz ficar mais cara.

Mesmo com o levantamento indicando que até o fim de 2021 a situação permanecerá sensível, o Operador Nacional do Sistema Elétrico informou que está acompanhando as ações para aumentar a oferta das fontes de energia.

Rimack Souto – Rádio Nacional

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top