Capa / Em Destaque / Terceira onda da covid-19 está próxima, alertam especialistas

Terceira onda da covid-19 está próxima, alertam especialistas

A aproximação do inverno dispara um alerta entre os especialistas que projetam que a terceira onda da covid-19 está próxima de estourar no Brasil. Os estudiosos ouvidos pelo portal UOl destacam que o ritmo lento da vacinação e o afrouxamento da quarentena nos estados podem colaborar para isso.

Foi nesse cenário que os casos dispararam na Europa, atingindo países como França, Itália, Polônia, República Tcheca e Hungria.

A reportagem do UOL destaca que, em maio, a vacinação no Brasil caiu 17% em relação a abril. A principal razão para essa queda foi a falta de insumos, que interrompeu a produção das vacinas CoronaVac, pelo Instituto Butantan, e da AstraZeneca, da Fiocruz.

Se não bastasse a baixa cobertura vacinal e a baixa adesão ao isolamento, ainda tem a circulação das novas variantes do coronavírus no país. Já se sabe que a cepa brasileira P.1, que se espalhou pelos estados, é mais transmissível.

“Como a P1 é mais transmissível, cremos que existirá número maior de infectados em caso de nova onda”, diz Ana Marinho, imunologista do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Além da P.1, recentemente, foram identificados no Brasil os primeiros casos da variante indiana, que tem sido relacionada à explosão de infecções no país asiático.

De acordo com o infectologista Marco Aurélio Sáfadi, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a chegada do inverno preocupa ainda mais. “Vírus respiratórios gostam de frio e têm sua capacidade de sobrevivência aumentada” nessa época do ano”, afirma.

Redação – Catraca Livre

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top