Capa / Em Destaque / Mais cinco casos confirmados nas últimas 24 horas; CMS denuncia “festas particulares” e pede atenção redobrada

Mais cinco casos confirmados nas últimas 24 horas; CMS denuncia “festas particulares” e pede atenção redobrada

Vista área de Alta Floresta

O altafloretense amanheceu com uma notícia tensa nesta terça-feira, 12 (surgimento de um novo caso) e foi dormir ainda mais preocupado por que ao final do dia foram identificados outros quatro contaminados, totalizando cinco casos no dia e sete ao todo. Não há registros de mortos, destes, um, o primeiro caso, já evoluiu para a cura.

Por uma questão de lógica e proteção à identidade, a SMS não divulga nomes nem possíveis identificações dos infectados, entretanto a reportagem do O Diário apurou que pelo menos um dos testes positivos ocorreu em um servidor da Secretaria de Segurança Pública, lotado na Delegacia de Polícia de Alta Floresta, o profissional e seus familiares foram orientados a permanecerem em quarentena. Outros dois servidores que tiveram contato direto com a pessoa que testou positivo também foram orientados a permanecerem em quarentena. O Secretário de Saúde Marcelo Costa confirmou as informações à reportagem do O Diário, mantendo, da mesma maneira, a identidade dos servidores. Os outros quatro casos positivos não foram identificados.

Medidas duras –  Indagado pela reportagem se a Secretaria de Saúde irá “endurecer as medidas” de restrição na cidade, por conta do exponencial aumento de casos, Costa disse que ainda não há nada neste sentido, entretanto, o secretário lamentou o descaso da própria população que não tem cumprido nem as exigências mínimas definidas em lei municipal aprovada pela Câmara há cerca de 20 dias. “Nossos fiscais (vigilância ambiental) estão fazendo visitas diárias ao comércio e a maioria não cumpre sequer as recomendações legais”, apontou Marcelo Costa. Ontem o próprio secretário acompanhou parte das incursões feitas pelos fiscais e de seis estabelecimentos visitados apenas um cumpria o que dita a lei que permitiu a reabertura dos comércios.

Porém o problema é ainda maior. A população tem feito “festinhas particulares”, jogos de futebol, aglomerações em mesas de bares, com pouca ou nenhuma proteção.

Marcelo disse que a prefeitura já começou a exercer o “poder de polícia” e nas ultimas horas um lanchonete de médio porte na área central foi autuada, interditada e terá que pagar multa, assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o MP e se adequar de modo completo às normas, se quiser retornar a atender.

Também ontem, um homem foi detido na região central de Alta Floresta por se recusar a utilizar máscara e, ao ser abordado, ter disparado palavras de baixo calão contra os fiscais da prefeitura. “Os casos que nós atendemos, temos que relatar e enviar para o MP e para a Polícia, essas pessoas poderão ser punidas”, afirmou Marcelo Costa.

CONSELHO DE SAUDE – Por causa do aumento do número de infectados, o Conselho Municipal de Saúde reuniu-se ontem e emitiu uma Nota Pública em que denuncia a existência de “de festas particulares realizadas durante esse período de pandemia”, algumas das quais regadas à narguilé, “inclusive com o compartilhamento de fluídos corporais através do dispositivos coletivos de consumo de fumo”.

Na Nota o Conselho lamenta que as medidas de isolamento têm sido ignoradas por pessoas que se aglomeram para consumir bebidas alcoólicas em grupos, sem observar nenhuma das recomendações de distância e alerta, essas pessoas estão pondo em risco a “saúde dos cidadãos de nossa cidade em risco, através do comportamento inconsequente que propicia a transmissão do coronavírus entre os participantes dessas confraternizações coletivas, e dali para as pessoas do convívio familiar e profissional, e daí para o restante da população”.

Ao final, o CMS clama à população que apoie no sentido de que “sociedade de Alta Floresta que não tome parte desse comportamento e denuncie os que assim agirem, a fim de evitar a contaminação de mais pessoas, a perda de vidas humanas, e também evitar a necessidade de providências mais profundas de restrição ao funcionamento de estabelecimentos de trabalho e circulação de pessoas, caso tal comportamento inconsequente e irresponsável venha a multiplicar os casos da doença em Alta Floresta.”

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top