Capa / Em Destaque / Farmácia Básica de Alta Floresta inicia o ano sem medicamentos básicos, afirma vereadora

Farmácia Básica de Alta Floresta inicia o ano sem medicamentos básicos, afirma vereadora

Bruno Felipe / Da Reportagem

O município de Alta Floresta inicia mais um ano registrando falta de medicamentos nas Unidades de Saúde na área urbana do município. A informação foi dada pela vereadora Elisa Gomes, durante seu pronunciamento da tribuna, nesta sexta-feira, dia 07 de fevereiro. Segundo ela, alguns moradores têm a procurado para pedir ajuda na aquisição de remédios considerados básicos, uma vez que não os encontram na Farmácia Básica do município e consequentemente na maioria das Unidades Básicas de Saúde.

Elisa explicou que quando a Prefeitura Municipal realiza a aquisição dos medicamentos, os mesmos são encaminhados para a farmácia básica a qual, posteriormente, faz a distribuição nas unidades de saúde. Ocorre que, a última compra de medicamentos realizada, feita através de licitação, acabou em setembro do ano passado, mas somente no final de janeiro de 2020 foi realizado um pregão eletrônico para a aquisição de novos medicamentos.

Para a vereadora, deixar acabar os remédios para depois comprar mais é totalmente falta de planejamento. “É muito grave a situação da falta de medicamentos, é preciso ter planejamento para não faltar o básico para atender a comunidade”, disse Elisa, em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário. Elisa ressaltou que visitou recentemente algumas Unidades de Saúde e constatou a falta de remédios de primeiros socorros como soro e injetáveis para dor; além disso, há escassez também de remédios para a saúde mental dos pacientes.

Perguntado aos funcionários, alguns afirmaram à vereadora que há mais de dois meses que não são encaminhados esses medicamentos para as unidades. A reportagem do Jornal O Diário procurou o Secretário de Saúde Marcelo Costa para maiores esclarecimentos sobre essa situação, mas até o fechamento desta edição, não conseguimos retorno.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top