Capa / Em Destaque / Elevado número de transfusões no H.R., diminuiu drasticamente estoque de bolsas de sangue da UCT de Alta Floresta

Elevado número de transfusões no H.R., diminuiu drasticamente estoque de bolsas de sangue da UCT de Alta Floresta

Bruno Felipe / Da Reportagem

Por conta do elevado número de transfusões dentro do Hospital Regional nos últimos dias, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Alta Floresta teve uma queda drástica nas bolsas de sangue e devido a isto, nesta semana, a unidade estará atendendo em horários flexíveis das 07h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00, para que os doadores compareçam e ajudem a garantir os estoques de bolsas.

Em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário, o coordenador da UCT do município, Rafael Carvalho, afirmou que a unidade ainda conta com estoque de bolsas, porém, está no nível mínimo. “Estamos montando uma força tarefa para regularizar o estoque”, frisou ele. Cabe ressaltar que não é exigido tipagem sanguínea, ou seja, qualquer pessoa, independentemente do tipo sanguíneo, pode ir até a unidade para realizar a doação.

Doar sangue é um processo fácil, rápido, seguro e solidário. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, são coletadas 3,7 milhões de bolsas por ano, o que corresponde ao índice de 1,8%. Na Europa e Estados Unidos, esse percentual é de 5% a 7%. Contudo, o Ministério da Saúde tem investido em diversas ações para aumentar as taxas de doação. A doação é 100% voluntária e não causa prejuízos ao organismo do doador. Além disso, conforme Rafael explicou, uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

Para realizar a doação basta seguir alguns critérios como estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar. É exigido ao doador que apresente, no momento em que estiver na unidade, um documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial. Importante lembrar que após 04 doações, o cidadão receberá a ‘Carteirinha do Doador’ a qual poderá ser utilizada para custear apenas meia entrada em eventos culturais e com ela, fica assegurado ao doador prioridade de atendimento em estabelecimentos públicos e privados instalados no município de Alta Floresta.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top