Capa / Em Destaque / Alta Floresta realizou a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Alta Floresta realizou a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Bruno Felipe / Da Reportagem

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI) de Alta Floresta e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, realizaram na última sexta-feira (29/03), nas dependências do Centro Cultural Helena Da Riva, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Neste ano, foi trabalhado o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

Em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário, o presidente do COMDIPI, Thiago Luís, disse que o principal objetivo da conferência foi de avaliar a efetividade das ações que já estão em execução, além de discutir e propor medidas que garantam os direitos fundamentais da pessoa idosa e também eleger três delegados para participarem da Conferência Estadual que ocorrerá no mês de agosto deste ano. Todos os objetivos são dirigidos pela União e o Estado, e são empenhados pela esfera municipal. Participaram do evento representantes da sociedade civil e do poder público.

Thiago ressaltou que a pessoa idosa com 70 anos ou mais teve direito de participação como delegado, porém, a conferência não foi formada exclusivamente por pessoas idosas. “Juntos construindo um debate, reflexão e propostas para lutar pela melhoria do direito do idoso e não só o direito no papel, mas a efetivação e consolidação dessas conquistas”, disse Thiago em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

Durante o evento, os participantes foram divididos em quatro grupos onde cada um debateu um eixo, sendo eles: os Direitos Fundamentais na Construção das Políticas Públicas; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; e, Os Conselhos de Direito: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top