Capa / Em Destaque / Carreta da Saúde estará em Alta Floresta no mês de setembro para atender população no combate à Hanseníase

Carreta da Saúde estará em Alta Floresta no mês de setembro para atender população no combate à Hanseníase

Bruno Felipe / Da Reportagem

Nos dias 19 e 20 de setembro Alta Floresta irá receber o ‘Projeto Roda Hans’; patrocinado pela empresa Novartis (que é um grupo farmacêutico suíço), o caminhão itinerante possui cinco consultórios e um laboratório para o diagnóstico da Hanseníase e distribuição de remédios. A Carreta da Saúde ficará estacionada em frente ao PSF Santa Barbara, próximo à Praça Cívica. Os atendimentos serão realizados mediante agendamento, por isso o coordenador do Centro de Tratamento de Hanseníase de Alta Floresta, André de Brito, ressaltou que os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde de seu bairro e agendar o atendimento. “Procurar a UBS para estar agendando o seu nome, para que possamos saber mais ou menos quantas pessoas irão passar”, disse André para a reportagem do Jornal O Diário.

Com o apoio do Ministério da Saúde, a iniciativa da Novartis já diagnosticou mais de 2.500 casos em 16 estados brasileiros. A Carreta estará realizando avaliações voltada para o combate a Hanseníase como consultas dermatológicas, avaliações de manchas, aferição de pressão arterial e glicemia, e atualização de vacinas. A hanseníase é causada por infecção bacteriana e afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos. Segundo André, os sintomas incluem manchas vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença pode ser curada com 6 a 12 meses de terapia com a utilização de medicamentos, sendo que o tratamento precoce evita a deficiência; por isso, André salientou que ao sentir alguns dos sintomas citados a pessoa deve procurar uma Unidade de Saúde mais próxima para realizar a avaliação.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top