Capa / Em Destaque / UCT de Alta Floresta irá avisar aos doadores de sangue quando sua bolsa for transfundida

UCT de Alta Floresta irá avisar aos doadores de sangue quando sua bolsa for transfundida

Bruno Felipe / Da Reportagem

A Unidade de Coleta e Transfusão de Alta Floresta (UCT/AF) está com uma novidade desde o começo da semana passada para quem realiza a doação de sangue; trata-se de um mecanismo que avisa ao doador quando sua bolsa de sangue foi doada para a transfusão em algum paciente.

Conforme a enfermeira responsável pela unidade Thaís Tavares informou para a reportagem do Jornal O Diário, a mensagem de que a pessoa acaba de salvar uma vida será enviada direto no número do telefone do doador. Mas ela explicou que o método não é automático como em outras UCTs pelo Brasil, já que a ideia surgiu de uma enfermeira da unidade que decidiu mandar por conta própria a mensagem comunicando os doadores. “As nossas anotações são bem criteriosas então nós temos todas as APAC’s que é a documentação que a gente recebe no paciente para transfusão, e a gente tem anotado o código da bolsa, então pelo sistema nós sabemos de quem que é aquela bolsa, quem foi o doador, então olhamos as bolsas que foram transfundidas e mandamos a mensagem para o doador como forma de agradecimento”, explicou Thais em entrevista ao Jornal O Diário.

Atualmente o estoque de bolsas de sangue está bom, conforme informou Thais, porém, a unidade sempre necessita de doadores com RH- (negativo) já que essa é a tipagem sanguínea mais rara no mundo, o que dificulta a transfusão em um número maior de pessoas. O bioquímico Rafael Carvalho ressaltou para a reportagem que todas as tipagens sanguíneas são bem-vindas já que frequentemente existem pessoas precisando. Além de trabalhar na unidade, Rafael é professor na universidade FADAF e segundo ele, neste ano alguns alunos se reuniram para também ajudar o próximo através da doação de sangue.

Para se tornar um doador a pessoa necessita estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, além disso, a pessoa deve pesar no mínimo 50kg e estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas). Thaís ressaltou que todas as informações são repassadas para o interessado assim que ele chega na unidade, vale lembrar que é necessário apresentar documento original com foto.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top