Capa / Em Destaque / Cães farejadores auxiliam Polícia Militar de Mato Grosso em buscas de drogas e detecção de explosivos

Cães farejadores auxiliam Polícia Militar de Mato Grosso em buscas de drogas e detecção de explosivos

Bruno Felipe / Da Reportagem

Os cães farejadores são personagens chave para a solução de casos de detecção de drogas, resgate de vítimas, além de detectarem explosivos. Por terem olfato aguçado e bastante preciso, os cães são usados como auxiliares, recebendo um treinamento bastante específico que ajuda a desenvolver ainda mais as suas habilidades olfativas e tornando-os aliados nas ações policiais.

Atualmente, a Polícia Militar do estado de Mato Grosso possui o grupamento especializado em operações com cães, que se encontra sediado no Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). Os cães foram adquiridos no ano de 2013 e alguns ainda estão em processo de adestramento para uso em específico nas atividades policiais. O pelotão especializado em operações com cães possui um efetivo total de 07 policiais militares, sendo 03 sargentos, 02 cabos, 02 soldados e 01 médica veterinária, contendo um efetivo canino de 07 cães, sendo 02 Labradores, 01 pastor Holandês e 04 pastores Belgas de Malinois.

Além disso, o Canil Integrado de Fronteira, coordenado pelo Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), conta atualmente com 10 cães farejadores que auxiliam as instituições de Segurança Pública que atuam nos mais de 900 quilômetros de faixa de fronteira do Brasil com a Bolívia. Labrador e pastor belga malinois são as raças usadas pelo Canil, com especializações em faro de drogas, proteção, guarda, busca e resgate.

Conforme o delegado Carlos Francisco explicou para a reportagem do Jornal O Diário, o efetivo canino já foi uma ideia pensada em âmbito municipal, já que auxiliaria nas buscas principalmente de drogas, mas por falta de verba o projeto não pode ser elaborado no município. (Com informações Polícia Militar-MT)

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top