Breaking News

ARTIGO: A População de Alta Floresta e o IBGE

ALTA FLORESTA

Hoje, segundo dados do Tribunal Regional de Eleitoral do Estado de Mato Grosso, o número de eleitores da cidade de Alta Floresta é de 38.279 (trinta e oito mil e duzentos e setenta e nove).

Ora, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, órgão oficial da nação brasileira, encarregado de dizer a verdade sobre os números da população do Brasil, no dia 30 de agosto de 2017 ao anunciar o número de habitantes das cidades do Brasil, e portanto também de Mato Grosso, baseando-se a gente não sabe em quê, sendo certo que não é nem sombra da realidade atual de Alta Floresta e nem sobre a verdade, publica a seguinte “estimativa” repetidora de outras anteriores:

Alta Floresta: 50.189 habitantes.

Ora, como uma mesma cidade com 38.279 eleitores pode ter 50.189 habitantes? E esse tratamento, irreal e injusto, é tradicional do IBGE em relação à população de Alta Floresta, como já denunciamos e protestamos, em vão, duas vezes na imprensa da cidade.

E o pior: ninguém protesta. E, como diz o provérbio: “Quem cala, consente”. Talvez alguma pessoa desavisada diga: “Isso é só número e não tem importância; não muda nada!”

Para qualquer pessoa medianamente informada, mas sobretudo para o habitante de Alta Floresta, que tem amor à sua cidade e um pouco de informação, isso muda sim; e muda muito, sobretudo no que se refere a dinheiro, a prestigio, a informação para investidores, direitos da prefeitura para conseguir ou perder verbas cultivo do orgulho e amor à Alta Floresta, humilhação perante outras cidades e seus habitantes, etc.

Hoje, Alta Floresta, com cerca de 80.000 habitantes, é uma das cidades que mais progride no Estado de Mato Grosso. Humilhada, há anos, pelo IBGE com 50.189 habitantes, tempos atrás tinha 22 loteamentos em andamento e todos sabem que alguns têm mais de mil lotes. Se você, prezado (a) leitor (a), duvidar, visite o Hamoa, recém inaugurado ou algum loteamento, como Almeida Prado, que, assim que é aberto, enche-se de casas bonitas que orgulham loteamentos de qualquer capital.

Ao lado da população de Alta Floresta que, segundo o IBGE, há seis anos sapateia em volta dos 50.000 habitantes, eis hoje a população de algumas cidades que historicamente ombreiam com Alta Floresta: 1º Cáceres: 91.271; 2ª – Tangará da Serra: 98.828; 3º – Lucas do Rio Verde: 61.515; 4º – Sinop: 135.874; 5º Sorriso: 85.223; 6º – Barra do Garças: 58.974.

Concluindo: como o IBGE, para suas “estimativas”, de população não se baseia em dados científicos como os que oferecemos hoje e em anos anteriores, infelizmente vamos continuar com a humilhação e o erro científico de ver o Brasil inteiro informado de que a cidade de Alta Floresta, durante mais de uns dez anos, tem cerca de 50.000 habitantes!…

É uma “estimativa”, um parecer legal, mas injusto, imoral, irreal e cruel para toda a população de Alta Floresta e do Nortao, imensamente prejudicada e humilhada há anos pelo IBGE.

Porque o IBGE, para Alta Floresta, sempre, há muitos anos, faz suas “estimativas” para baixo e para outras cidades, sempre, suas “estimativas” não para cima?…

Prof. Dr. José Antonio Tobias

Check Also

Vereador Claudinei de Jesus destaca investimento do Governo do Estado para construção de novas escolas em Alta Floresta

Vereador destacou em reunião com a equipe técnica da SEDUC-MT a importância da construção de …

Alckmin: tarifaço de Trump afeta 3,3% das exportações brasileiras

Vice-presidente diz que crise vai passar e não desistirá de negociação O vice-presidente Geraldo Alckmin …

Oficinas em unidades prisionais ofertam trabalho e oportunidades de qualificação a reeducandos em MT

Há 1.800 presos trabalhando nas atividades internas em funcionamento nas unidades prisionais O Sistema Penitenciário …

Escolas estaduais devem realizar inscrição antecipada para participar da ExpoEstudantil 2025

Cerca de 20 mil estudantes devem passar por dia na exposição, que será realizado na …

“Municípios devem se preparar para a nova realidade”, diz Gallo sobre o novo regime tributário

Secretário participou do Encontro Regional da Reforma Tributária, em Sinop, nesta sexta-feira (22) Os 142 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *