Capa / Em Destaque / “UTIs judiciais” prometidas para fim de ano não ficaram prontas e ultrapassam prazo determinado pela Juíza

“UTIs judiciais” prometidas para fim de ano não ficaram prontas e ultrapassam prazo determinado pela Juíza

UTIS (1) - CópiaKariny Santos

As obras de construção dos 10 leitos de UTI no Hospital Regional Albert Sabin de Alta Floresta, iniciaram nos primeiros dias do mês de agosto de 2016, após a justiça deferir o pedido de bloqueio de valores da conta do governo estadual, na ordem de R$ 1.635.076,10 (um milhão, seiscentos e trinta e cinco mil e setenta e seis reais e dez centavos) destinados à construção de leitos de UTI, o prazo de conclusão da obra era de 120 dias e os leitos deveriam entrar em funcionamento ainda no ano de 2016, porém devido um aumento no orçamento, as obras estão paradas desde dezembro. Além dos leitos de UTI, o projeto consta com a construção de uma nova cozinha, o que trará melhorias na estrutura do hospital.

Conforme o diretor geral do HRAS-AF, José Marcos, a diretoria solicitou no inicio de dezembro um bloqueio de uma nova verba de cerca de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), que até o momento não foi liberada pela Juíza responsável pela ação, a verba complementar é para a compra de equipamentos para a UTI, pagamentos da mão de obra e materiais para a conclusão da mesma.

A ação movida pela justiça obrigando a construção dos leitos de UTI no Hospital Regional de Alta Floresta, que atende os municípios da região do Alto Tapajós, se deve à falta de disponibilidade de leitos e intensa reclamação dos usuários, que inclusive entram na Justiça para ter o direito à regulação em outros municípios. Conforme o Ministério da Saúde, em Mato Grosso existem 698 leitos de UTIs, sendo 412 com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 286 para atender convênios e pacientes com planos particulares. Somente o Hospital Regional Albert Sabin, encaminhou para tratamento em UTI em outros municípios 243 pacientes em 2014, sendo 85 em UTI aérea e 158 via transporte terrestre. Segundo os dados do HRAS-AF, em 2015 foram transferidos para tratamento em UTI em outros municípios 127 pacientes, sendo por regulação de UTI Aérea 58 pacientes, e por regulação terrestre 69 pacientes; em 2016 foram transferidos para tratamento em UTI em outros municípios 143 pacientes, sendo por regulação de UTI Aérea 50 pacientes, e por regulação terrestre 93 pacientes.

TAQUESNo mês de novembro de 2015 o governador do Estado de Mato Grosso Pedro Taques esteve em Alta Floresta e anunciou a construção dos leitos “em 45 dias”, após mais de um ano de sua primeira e até então única visita ao município, as unidades de Terapia Intensiva estão sendo construídas, mas não por “desejo do Governo”, e sim porque a justiça bloqueou os recursos e contratou o serviço, mostrando o descaso do governo para com a saúde.document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top