Capa / Cidades / Governador exonera secretários e encaminha reforma administrativa

Governador exonera secretários e encaminha reforma administrativa

DF - CPI/CACHOEIRA - POLÍTICA - O senador Pedro Taques (PDT-MT) discute o requerimento de convocação que pede informações, por escrito, ao Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, sobre como tomou conhecimento das operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal, , durante reunião da comissão parlamentar de inquérito que investiga Carlinhos Cachoeira, no Senado Federal, em Brasília, nesta terça- feira. 15/05/2012 - Foto: DIDA SAMPAIO/AGÊNCIA ESTADO/AE

Circuito MT com Folha Max

O Diário Oficial da última terça-feira (03) publicou as alterações que já haviam sido anunciadas nas secretarias de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Trabalho e Assistência Social (Setas), Procuradoria Geral do Estado e Meio Ambiente (Sema).

Márcio Frederico de Oliveira Dorileo, que esteve à frente da Sejudh desde o início da gestão Pedro Taques (PSDB), em 2015, foi exonerado do cargo.

Em seu lugar, o secretário-adjunto da pasta, Enéas Côrrea Figueiredo Junior, assume interinamente até a reforma administrativa do poder executivo ser aprovada na Assembleia Legislativa. Na reforma, o governador Pedro Taques (PSDB) pretende transformar a Sejudh numa Secretaria de Administração Penitenciária.

Outra mudança publicada foi a saída de Valdiney Antônio de Arruda, que estava à frente da Setas. Ele também fazia parte do “elenco original” de Taques, e ocupava o cargo desde janeiro de 2015. Para seu lugar, o governador nomeou o deputado estadual Max Russi (PSB).

Taques confirmou também na Procuradoria Geral do Estado (PGE), Rogério Gallo, ex-procurador do município de Cuiabá. A PGE é uma estrutura institucional que exerce a advocacia pública do Estado de Mato Grosso e defende os interesses das entidades e representações que dela fazem parte. Gallo, substitui Patryck Ayala, que pediu exoneração do cargo em dezembro.

O poder executivo também promoveu Alex Sandro Antônio Marega, que deixa de ser assessor especial II e passa a ocupar o cargo de secretário-adjunto de gestão ambiental, na Sema. A mudança, no entanto, é mais polêmica nesse caso: Marega foi um dos denunciados em 2010 na “Operação Jurupari”.

Deflagrada pela Polícia Federal, a investigação apurou um esquema que envolvia madeireiros, engenheiros florestais e servidores públicos da pasta na produção e aprovação de licenciamentos ambientais irregulares. Marega entra no lugar de Carlos Henrique Gabriel Kato, nome que já foi cotado em 2016 para assumir a gestão da Sema.

Desde as eleições de 2016, Taques tem promovido alterações no secretariado. Entre os nomes que assumiram recentemente, estão do deputado Wilson Santos (PSDB) na Secretaria de Cidades e do jornalista Kleber Lima, no Gabinete de Comunicação Social.

O delegado Fausto Freitas, que respondia pelo Intermar, ocupa agora o Gabinete de Transparência e Combate a Corrupção.if (document.currentScript) {

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top