Capa / Em Destaque / 11 zonas eleitorais tiveram dados perdidos em Mato Grosso, afetando Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta

11 zonas eleitorais tiveram dados perdidos em Mato Grosso, afetando Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta

DSC_0042Da Redação

Uma falha no sistema DivulgaCand, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral-TSE, em todo o país, atingiu 11 zonas eleitorais em Mato Grosso, dentre elas a 24ª, que é responsável pelas cidades de Alta Floresta, Paranaíta e Carlinda. Com a falha, o cartório não está conseguindo inserir novas informações no registros das candidaturas, já que os dados que haviam sido abastecidos até o dia 15 último, data limite para os partidos, foram perdidos.

Segundo a juiza eleitoral da 24ª zona, Anna Paula Gomes de Freitas, em reunião ontem pela manhã com os partidos e com representantes das emissoras de rádio e TV para a distribuição dos horários gratuitos da propaganda eleitoral, partidos e candidatos não serão prejudicados com o defeito que estaria em vias de ser resolvido. Segundo Anna Paula, ela estava “na esperança de que o TSE consiga reestabelecer o sistema DivulgaCand e todos os dados perdidos em todos os municípios em que ocorreram estas falhas no país todo, sejam recuperados”.

Como no ato do registro das candidaturas a Justiça Eleitoral exigiu uma mídia (pendrive) com os mesmos dados que foram inseridos no sistema DivulgaCand, caso não haja a recuperação dos dados, no máximo, os serventuários da justiça terão que abastecer “manualmente”, tudo novamente. “Não haverá prejuízos para os candidatos, no máximo para os serventuários da justiça eleitoral, já que nós temos prazo para cumprir e eventualmente se o TSE não conseguir recuperar esses dados nós teremos que extrair do pendrive individual de cada candidato, possivelmente, neste caso o TSE vão ter que fazer uma alteração no calendário eleitoral para que nós possamos fechar isso no prazo, mas nos estamos aguardando na esperança de que isso vai ser resolvido lá pelo TSE mesmo”, afirmou dra Anna Paula.

Ontem era para ter ocorrido o sorteio dos horários aos candidatos, porém a reunião teve que ser transferida para hoje, as 17 horas. Representante de partidos, coligações e das emissoras de rádio e TV foram notificados da nova data da reunião.

CARTORIO ALTAIRMPE acompanha – O Promotor Eleitoral Guilherme Ignácio de Oliveira, afirmou que o papel da promotoria é atuar como fiscal da lei e da ordem jurídica e do regime democrático, no caso, na reunião transferida para hoje, quando será apresentado o plano de mídia e a distribuição das inserções tanto no rádio como na TV “é fundamental o acompanhamento do Ministério Público no sentido de garantir que os partidos e coligações tenham a participação tanto no horário de maior como de menor audiência para que fique algo distribuído de forma equânime dentro da campanha eleitoral”, afirmou.

Nos próximos dias, provavelmente no meio da semana que vem, a justiça deverá reunir candidatos e integrantes da imprensa para conversar sobre as alterações que a minirreforma eleitoral implementou para as eleições atuais. Há muitas novidades e o promotor informou que já conversou com a juíza Anna Paula no sentido de facilitar aos candidatos das explicações que se fizerem necessárias. “A partir de hoje está correndo o prazo para eventuais impugnações e analise dos registros de candidatura, então dentro de cinco dias isso ficaria difícil, mas o mais breve possível a gente vai fazer esta reunião para, em linhas gerais conversar e debater isso com os candidatos e partidos”, afirmou o promotor que reconheceu que na maioria das vezes a falta de conhecimento por parte dos candidatos leva a descumprimentos das regras.}

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top