Capa / Em Destaque / Vigilância flagra 300 kg de remédios vencidos em loja de produtos naturais

Vigilância flagra 300 kg de remédios vencidos em loja de produtos naturais

REMEDIOS NATURAIS VENCIDOSCerca de 300 kg de medicamentos vencidos foram apreendidos pela Vigilância Sanitária em uma loja de produtos naturais, em Tangará da Serra, na última quinta-feira (16). O estabelecimento já havia sido notificado e agora terá que prestar esclarecimentos sobre a venda desses produtos.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária do município, Edvaldo Carnaúba, as fiscalizações são feitas com frequência pelos fiscais que percorrem farmácias e lojas, mas o consumidor se torna o elemento essencial para ajudar na análise dos produtos.

“Nesse caso foi mais uma denúncia de um consumidor que se sentiu lesado ao adquirir um produto que já estava vencido. Medicamentos e ervas que devem ser vendidos somente em farmácias também foram encontrados no local”, explicou o coordenador.

O consumidor pode denunciar à Vigilância Sanitária estabelecimentos que vendem produtos com a validade vencida.

O coordenador do Procon, Magno César Ferreira, orienta que a denúncia deve ser feita para fazer valer os direitos do consumidor. “Orientamos que o consumidor traga, junto com a nota fiscal, esse produto vencido até o Procon, para tomarmos as devidas providências para esse fato não acontecer novamente e mais pessoas sejam lesadas”, disse.

É importante que o consumidor verifique sempre o prazo de validade das mercadorias antes de levar para casa. Também é aconselhável conferir as informações sobre o fornecedor. Essa consulta pode ser feita no site da Anvisa, que informa sobre a procedência do produto e se ele está em condições de ser comercializado. Outros detalhes, como o visual do produto, se a embalagem está ou não amassada, também devem ser levados em conta pelo consumidor na hora da compra.

Segundo a farmacêutica Nayale Baguer, os produtos precisam passar por uma inspeção rigorosa antes de serem colocados à venda. “Quando chega a mercadoria, a gente confere a validade, que às vezes também pode vir da distribuidora perto do vencimento. No último dia do mês, olhamos as prateleiras, medicamento por medicamento, e separamos os mais próximos do vencimento, com 90 dias de antecedência”, comentou.

Fonte: G1

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top