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Fechamento de Despachantes aumenta demora no atendimento

20160316_141514Dionéia Martins

A 20ª Ciretran de Alta Floresta, que atende também os municípios de Apiacás, Carlinda, Nova Monte Verde Nova Bandeirantes e Paranaíta, já vem sofrendo a tempos com a falta de funcionários. Quem precisa dos serviços do Detran tem que dispor de tempo, porque no balcão de atendimento, apenas dois funcionários para atender toda a demanda, o movimento é tão grande que tem dias que eles chegam a atender 500 usuários.
Os últimos meses o movimento aumento ainda mais, isso porque despachantes foram descredenciados. O descredenciamento é o resultado de uma operação policial denominada “Documento Limpo”, deflagrada em outubro de 2015, pela Delegacia Regional de Polícia de Alta Floresta, em ação conjunta com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), que teve como alvo funcionários e ex-funcionários das autarquias, Despachantes e Autoescolas, as Agências Municipais de Trânsito das cidades de Apiacás, Nova Monte Verde e Carlinda, além da residência do ex-chefe da Ciretran de Alta Floresta.
Como consequências as Agências Municipais de Trânsito de Carlinda, Nova Monte Verde e Apiacás foram fechadas, e Alta Floresta que possuía cinco despachantes credenciados: Despachantes 4 Rodas, Fênnix, Leal, Petrucci, São Cristovão, hoje somente o Despachante 4 Rodas permanece credenciado, os demais foram descredenciados pelo governo.
O resultado é que as pessoas que tinham processos nos despachantes que foram descredenciados estão tendo que ir até o Detran para resolver. Em dias de menos movimento, os dois funcionários atendem uma média de 300 usuários no balcão, em dias de maior movimentação esse número chega a 500.
Embora a categoria já tenha paralisado os serviços para pressionar o Governo do Estado a nomear os concursados, isso não aconteceu e o atendimento continua precário devido à falta de funcionários. Para o motorista Domingos, que preferiu não dá o sobrenome por receio, a população não tem como questionar os servidores. “O funcionário não tem como questionar eles, estão fazendo o que podem. Mas já o governador?”, disse Domingos deixando o ar a dúvida, e emendou dizendo que não adianta reclamar, “A gente não pode nem falar muito porque não adianta, não resolve nada”.
Já o morador de Carlinda, Leandro Barbosa , reclamou da demora para ser atendido, como consequência o usuários perde quase um dia de serviço. “Eu acho que deveria ter mais gente porque só dois é pouco, aqui é muito movimentado, as vezes a gente chega aqui fica 5 horas esperando, as vezes até 6 horas para ser atendido. A gente vem de outro município e fica enrolado”, indignou-se Leandro.
Enquanto o Governo do Estado não nomeia mais funcionários, o usuário que necessita regularizar a situação do seu veículo ou da sua habilitação, continuam sendo penalizados com a demora para o atendimento. Em Alta Floresta a 20ª Ciretran tem somente 8 servidores para realizar o serviço de atendimento, vistoria, auditoria, enfim todo o serviço provocando uma sobrecarga, além disso os servidores tem somente 1 hora para almoço.

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