Dionéia Martins
Em solenidade no plenário Arnaldo Corcino na manhã desta segunda-feira, 22, em Alta Floresta, aconteceu a troca de comando do IX Comando Regional da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. A tenente coronel Maria do Carmo Roma, passou o comando para o tenente coronel Eduardo Luiz da Silva dos Santos. Tenente coronel Roma assume como adjunta do CR IX.
O tenente coronel Luiz, assume o Comando Regional de Alta Floresta em um momento em que o índice de criminalidade no município vem crescendo nos últimos meses. Ele traz na bagagem a experiência de quando esteve a frente do comando do batalhão em Pontes de Lacerda, município de fronteira e região de garimpo.
O novo comandante que ainda não conhecia a região, disse que assume com muita tranquilidade a sabendo dos problemas e deficiências da região, mas que vai buscar soluções para combater a criminalidade.
“É estudar bem a situação os detalhes da região, o que tem impactado nesse aumento repentino da estatística para que a gente possa então está combatendo o mal pela raiz vendo onde está o problema, e tomando algumas medidas para que possa reduzir os índices de criminalidade e melhorar a segurança da população”, disse tenente coronel Luiz.
Para conseguir resultados positivos o comandante disse que é necessário envolver todos os órgãos de segurança, incluindo o Ministério Público, o Judiciário e a sociedade organizada. Essa integração poderá resultar em determinações para melhorar a segurança e combater o crime.
“Usando as ferramentas do gabinete de gestão integrada (GGI) principalmente para essas discussões, e daí sair até umas determinações de operações integradas e dessa forma trazendo a população para o nosso quartel, para o nosso convívio, integrando a sociedade principalmente através de informação que tem um potencial muito grande para está melhorando a sensação de segurança de nossa região”.
O sub-chefe de Estado Maior da Polícia Militar, coronel Rhaygino Rodrigues Setubal, que fez a transmissão do cargo, anunciou investimentos na Segurança Pública do Estado. Alta Floresta deverá receber na próxima semana motocicletas e viaturas para atender a região. Além disso, Setubal disse que o comando geral está estudando a possibilidade de aumentar o número de alunos soldados.
“Nós estamos estudando a possibilidade de aumentar o polo de formação de Alta Floresta tendo em vista que a região necessita de incremento de recursos humanos, com certeza Alta Floresta será polo e nós vamos aumentar para pelo menos 40 ou 50 alunos soldados para o próximo curso de formação que deverá se iniciar logo após a formatura desses 28 alunos soldados que está realizando essa formação aqui em Alta Floresta”, anunciou o Coronel Setubal.
Coronel Setubal elogiou o tenente coronel Luiz e disse que as trocas de comando são ajustes para tentar colocar os comandantes que acreditam que desenvolverá bem o trabalho em cada região. “Acreditamos que vão desenvolver grandes trabalhos, na região aqui em Alta Floresta o tenente coronel Luiz que é um expoente na área de segurança pública fez um brilhante trabalho na região de Pontes de Lacerda e nós temos certeza que vai fazer um grande trabalho aqui no CR IX” .
O prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra de Araújo, deu as boas vindas ao novo comandante e desejou uma excelente gestão frente ao comando IX. O prefeito disse que a sua administração continuará parceira da PM e comemorou a notícia dada pelo coronel Setubal. “Tivemos uma boa noticia hoje, o coronel Setubal na transmissão de cargo nos deu uma boa notícia que estará mandando mais 50 policiais para Alta Floresta com essa turma que está se formando, e isso vem melhorar a segurança pública do nosso município”.
O prefeito de Paranaíta, Tony Rufatto também prestigiou a troca de comando. Rufatto vê a mudança como positiva, e que a sua administração estará somando junto para que a segurança pública seja prioridade na região. “O coronel Luiz parece que é uma pessoa bem centrada, sabe o que está fazendo, como se viu o currículo dele já tem bastante tempo na Polícia Militar, e tem um conhecimento muito grande, tenho certeza que vai ajudar muito a nossa região”, disse Tony.
A tenente coronel Roma assumiu o comando regional temporariamente no início do ano no lugar do coronel Anselmo que deixou o cargo para entrar para a reserva. Já o 8º Batalhão será comandado pelo Capitão Rui.