Capa / Cultura / Coronel Luiz assume CR IX de Alta Floresta

Coronel Luiz assume CR IX de Alta Floresta

GEDSC DIGITAL CAMERA

Dionéia Martins

Em solenidade no plenário Arnaldo Corcino na manhã desta segunda-feira, 22, em Alta Floresta, aconteceu a troca de comando do IX Comando Regional da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. A tenente coronel Maria do Carmo Roma, passou o comando para o tenente coronel Eduardo Luiz da Silva dos Santos. Tenente coronel Roma assume como adjunta do CR IX.
O tenente coronel Luiz, assume o Comando Regional de Alta Floresta em um momento em que o índice de criminalidade no município vem crescendo nos últimos meses. Ele traz na bagagem a experiência de quando esteve a frente do comando do batalhão em Pontes de Lacerda, município de fronteira e região de garimpo.
O novo comandante que ainda não conhecia a região, disse que assume com muita tranquilidade a sabendo dos problemas e deficiências da região, mas que vai buscar soluções para combater a criminalidade.
“É estudar bem a situação os detalhes da região, o que tem impactado nesse aumento repentino da estatística para que a gente possa então está combatendo o mal pela raiz vendo onde está o problema, e tomando algumas medidas para que possa reduzir os índices de criminalidade e melhorar a segurança da população”, disse tenente coronel Luiz.
Para conseguir resultados positivos o comandante disse que é necessário envolver todos os órgãos de segurança, incluindo o Ministério Público, o Judiciário e a sociedade organizada. Essa integração poderá resultar em determinações para melhorar a segurança e combater o crime.
“Usando as ferramentas do gabinete de gestão integrada (GGI) principalmente para essas discussões, e daí sair até umas determinações de operações integradas e dessa forma trazendo a população para o nosso quartel, para o nosso convívio, integrando a sociedade principalmente através de informação que tem um potencial muito grande para está melhorando a sensação de segurança de nossa região”.
O sub-chefe de Estado Maior da Polícia Militar, coronel Rhaygino Rodrigues Setubal, que fez a transmissão do cargo, anunciou investimentos na Segurança Pública do Estado. Alta Floresta deverá receber na próxima semana motocicletas e viaturas para atender a região. Além disso, Setubal disse que o comando geral está estudando a possibilidade de aumentar o número de alunos soldados.
“Nós estamos estudando a possibilidade de aumentar o polo de formação de Alta Floresta tendo em vista que a região necessita de incremento de recursos humanos, com certeza Alta Floresta será polo e nós vamos aumentar para pelo menos 40 ou 50 alunos soldados para o próximo curso de formação que deverá se iniciar logo após a formatura desses 28 alunos soldados que está realizando essa formação aqui em Alta Floresta”, anunciou o Coronel Setubal.
Coronel Setubal elogiou o tenente coronel Luiz e disse que as trocas de comando são ajustes para tentar colocar os comandantes que acreditam que desenvolverá bem o trabalho em cada região. “Acreditamos que vão desenvolver grandes trabalhos, na região aqui em Alta Floresta o tenente coronel Luiz que é um expoente na área de segurança pública fez um brilhante trabalho na região de Pontes de Lacerda e nós temos certeza que vai fazer um grande trabalho aqui no CR IX” .
O prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra de Araújo, deu as boas vindas ao novo comandante e desejou uma excelente gestão frente ao comando IX. O prefeito disse que a sua administração continuará parceira da PM e comemorou a notícia dada pelo coronel Setubal. “Tivemos uma boa noticia hoje, o coronel Setubal na transmissão de cargo nos deu uma boa notícia que estará mandando mais 50 policiais para Alta Floresta com essa turma que está se formando, e isso vem melhorar a segurança pública do nosso município”.
O prefeito de Paranaíta, Tony Rufatto também prestigiou a troca de comando. Rufatto vê a mudança como positiva, e que a sua administração estará somando junto para que a segurança pública seja prioridade na região. “O coronel Luiz parece que é uma pessoa bem centrada, sabe o que está fazendo, como se viu o currículo dele já tem bastante tempo na Polícia Militar, e tem um conhecimento muito grande, tenho certeza que vai ajudar muito a nossa região”, disse Tony.
A tenente coronel Roma assumiu o comando regional temporariamente no início do ano no lugar do coronel Anselmo que deixou o cargo para entrar para a reserva. Já o 8º Batalhão será comandado pelo Capitão Rui.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top