As redes sociais se tornaram um ambiente onde a tolerância, honestidade e respeito quase nunca são observados pelos usuários. E com isso acabamos por ser cumplices de publicações preconceituosas, agressivas ou irreais de terceiros.
Comentários, curtidas e republicações passaram de anotações digitais a contestações reais. O ambiente que antes dava voz à livre expressão, hoje é inundada pelo direito de dizer qualquer coisa e ofender sem problemas.
Quantas vezes você teve vontade de xingar o colega de trabalho? Ou mandar sua esposa caçar coquinhos na Lua? Ou, num momento de fúria, despejar toda aquela lista de palavrões que conhece?
Agora, quantas vezes deixou de fazer tudo isso por respeito, tolerância, ou simplesmente deixou pra lá porque não eram importantes? Com isso ganhou credibilidade, respeito e até amor, simplesmente porque hesitou.
É exatamente assim que as redes sociais deveriam ser. Considere seu público alvo antes de publicar, já que, uma vez compartilhado, para sempre estará visível.
Imagine como seria incrível se, cada vez que fizesse algo ruim, alguém abrisse um arquivo e relembrasse todas as vezes que pisou na bola? No ambiente digital isso acontece.
E leitores podem estarlhe incluindo ou não no rol de clientes, pacientes e até amor da sua vida, fazendo uma pesquisa sobre o que publicou nas redes sociais.
Uma vez publicado, estará eternamente online.Por isso pesquise se algo é real antes de compartilhar, respire antes de comentar e se aborrecer, e pense duas vezes antes de enviar. Afinal, paciência nunca fez mal a ninguém.
Maria Augusta Ribeiro escreve para o Belicosa.com.br é Coordenadora de Comunicação da BPW América Latina