Capa / Em Destaque / Governador discute segurança com representantes de Sinop

Governador discute segurança com representantes de Sinop

Redação/Gcom-MT

O governador Pedro Taques se reuniu com representantes da prefeitura e vereadores de Sinop para debater a segurança no município. Taques destacou o trabalho que vem sendo realizado pelas Polícias Militar e Civil, que, com dedicação, vem conseguindo fazer um bom trabalho com os índices de violência em uma linha decrescente em relação ao mesmo período do ano passado. Durante o encontro, o Chefe do Estado frisou que a segurança não é responsabilidade apenas do Executivo Estadual e que o tema deve ser discutido em conjunto com governantes municipais e órgãos do Legislativo e Judiciário.

Taques reconhece que muita coisa ainda deve ser feita na Segurança, que é uma das áreas prioritárias de sua gestão e citou algumas ações que já foram realizadas no setor, como o decreto que unificou o banco de dados das policias e o que criou unidade entre os comandos regionais, estabelecendo uma atuação integrada das forças de segurança no Estado. “Nós temos um projeto estratégico para ser realizado na área de segurança, que é um direito constitucional do cidadão. Tivemos a convocação de 1.082 efetivos para os órgãos da segurança, a aquisição de 1.200 novas pistolas e 3.000 coletes a prova de bala. Mas sabemos que o caminho é longo, ainda temos muito trabalho para fazer, um trabalho de repreensão, mas também de prevenção para um resultado eficaz ao longo do tempo”, frisou o governador.

No fim da reunião, que aconteceu na Assembleia Legislativa, Pedro Taques marcou um compromisso em Sinop, possivelmente na próxima quinta-feira (20.08) para discutir a segurança municipal, com a presença da população, de membros dos três poderes e de lideranças municipais. As autoridades presentes no encontro, entre eles os deputados estaduais Dilmar Dal’Bosco, Baiano Filho, Silvano Amaral e Zé Carlos do Pátio, o secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque e o Comandante da Polícia Militar, Coronel Zaqueu Barbosa também foram convidados para participarem da audiência em Sinop.

Os índices de violência em Sinop diminuíram no primeiro semestre da gestão, com redução de 45% dos homicídios, 30% dos roubos e 40% no número de furtos, aponta o Coronel Zaqueu Barbosa. O comandante da Polícia Militar ainda destacou o aumento de 250% de apreensão de armas em cidades polos, as 200 novas motocicletas que vão auxiliar os municípios na segurança e a entrega de 87 viaturas até o momento com mais 200 que serão entregues para Polícias Civil e Militar até o final do ano. O Secretário Mauro Zaque reiterou que Sinop é uma prioridade no projeto de segurança do Estado de Mato Grosso e que as questões legais, como o remanejamento de efetivo, esbarram na legislação do edital, sendo que a área jurídica deve ser discutida na busca de soluções dos problema.

Roberto Trevisan, secretário municipal, que representou o governo de Sinop, avaliou a reunião de forma positiva. “O governador se dispôs a ir quinta-feira a Sinop atender a um apelo da população que é levar a comunidade o que ela mais anseia, que são números, como o efetivo para o município e a quantidade de viaturas. A prefeitura é parceira da gestão estadual e vai manter os convênios que já tem com o Estado na manutenção da segurança”.

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top