Capa / Em Destaque / Polícia Civil aumenta produtividade nas delegacias do Estado de Mato Grosso

Polícia Civil aumenta produtividade nas delegacias do Estado de Mato Grosso

LUCIENE OLIVEIRA
Assessoria/PJC-MT

Delegado geral Adriano Peralta destaca desempenho das delegacias.
A Polícia Judiciária Civil registrou aumento de 23% na conclusão de inquéritos policiais no primeiro semestre de 2015, comparado com os seis primeiros meses de 2014. O mapa de produtividade da delegacias de polícia do Estado de Mato Grosso também aponta crescimento em 19,3% nos inquéritos instaurados e 20,9% nos termos circunstanciados de ocorrências.
Pelas 171 delegacias da Polícia Civil instaladas no Estado foram enviados à Justiça 16.807 inquéritos policiais concluídos com autoria definida, contra 13.654 no mesmo período do ano de 2014.  Os inquéritos instaurados subiram de 17.021 para 20.315 até junho de 2015, e os termos circunstanciados de ocorrências (TCO) – procedimento aberto para crimes de menor potencial ofensivo -, saltaram de 9.588 para 11.597 em 2015.
O delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Adriano Peralta Moraes, destacou o aumento significativo das unidades policiais que, mesmo com pouco efetivo,  dobraram a produção dos procedimentos policiais.  “Esse aumento é a melhor de todas as notícias na área de segurança, pois os nossos produtos finais são o inquérito policial e o termo circunstanciado. Somos uma instituição que tem como meta a repressão aos delitos e a nossa missão é concluir os procedimentos contra os delinquentes”, disse.
A Regional de Alta Floresta, com 12 delegacias em funcionamento no polo, foi a que teve o melhor desempenho, alcançado 115,3% de aumento na conclusão de inquéritos (430 para 926) e 157,6% nos termos circunstanciados de ocorrências finalizados (de 250 para 644).
O segundo lugar no ranking da produtividade ficou com a Regional de Cuiabá, com acréscimo de 53% na instauração de inquéritos policiais (3.457 para 5.290); 51,3% na conclusão (2.871 para 4.346) e 54,8% nos termos circunstanciados de ocorrência (2.843 para 4.403).
Dentre todas as delegacias da Regional, a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá ganhou destaque pelo volume de inquéritos instaurados e concluídos. De janeiro a junho de 2015  foram abertos 1.774 inquéritos e concluídos 1.435 casos. Pela Delegacia passaram 2.228 pessoas ouvidas nos procedimentos de violência doméstica contra mulher.
De acordo com a delegada titular da DEDM, Jozirlethe Magalhães Criveletto, a produtividade da unidade sempre foi alta em razão da grande demanda de ocorrências de violência doméstica. “A média de inquéritos sempre ultrapassou a número de 100 mensais, dado a quantidade de medidas protetivas requeridas diariamente pela Delegacia”, disse.
“Tratamos com delicadas questões referentes a violência doméstica, violência sexual e outras ligadas a mulher e idoso. Continuamos conscientes de que temos que envidar a cada dia todos os esforços necessários ao melhor atendimento da nossa demanda”, completou a delegada.
A Regional de Várzea Grande levou o terceiro lugar com 1.260 inquéritos concluídos,  elevando em 46,1% o rendimento das unidades da circunscrição. Também subiu em 20,6% os inquéritos instaurados, de 1.220  para 1.472, no primeiro semestre de 2015.
Em quarto lugar, ficou a Regional de Confresa com aumento de 35,9% no inquéritos concluídos (431 para 586) e 71,5% nos termos circunstanciados ( 778 para 1.335).
A quinta posição foi para a Regional de Peixoto de Azevedo, que teve incremento em 41,5% nos inquéritos enviados à Justiça (431 para 610).
Das 16 Regionais da Polícia Civil, 5 conseguiram destaque positivo nos três principais quesitos de produtividade analisados (Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Cáceres e Rondonópolis). Seis  Regionais conseguiram aumentar a produtividade em 2 dos 3 itens analisados (Alto Araguaia, Alta Floresta, Juína, Água Boa, Confresa, Peixoto de Azevedo e Tangará da Serra).
A Regional de Primavera do Leste não conseguiu cumprir nenhuma das metas estabelecidas, reduzindo a número de inquéritos instaurados, concluídos e termos circunstanciados de ocorrência.
Para o delegado geral, Adriano Peralta, o aumento da produtividade é fruto também de metas estabelecidas em operações de conclusão de inquéritos policiais, como a Sicários, que visou a elucidação de casos de homicídios e a Actio Auctoritatis, que tinha como foco aumentar o combate aos crimes de roubos e tráfico de drogas.
Outras duas novas operações estão em andamento, a “Top Five” e a “Karcharias”. A primeira é voltada a prisão de lideranças criminosas e a segunda para conclusão de 200 inquéritos de crimes contra a administração pública, tributários e corrupção.
“O aumento na conclusão de procedimentos policiais resulta mediatamente na queda da criminalidade, pois o agente que comete o delito passa a ter a certeza de que será processado e punido”, finalizou.
Outro fator, segundo Peralta, é a confiança dos policiais (delegados, investigadores e escrivães) depositada no novo governo e na atual gestão, tanto da Polícia Civil quanto da Secretaria de Segurança Pública, nas questões de incremento no efetivo, viaturas, armamento e bens permanentes para o desempenho do trabalho policial.

Sobre Kariny Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top