Capa / Cidades / Primeira escola de Alta Floresta, Furlani chega aos 38 anos de fundação

Primeira escola de Alta Floresta, Furlani chega aos 38 anos de fundação

A Escola Vitória Furlani da Riva, fundada no ano de 1977, completou no ultimo dia 10 de março 38 anos. A escola hoje conta com mais de mil alunos matriculados em três períodos, matutino, vespertino e noturno e conta com uma equipe de quase 100 profissionais para realizar os trabalhos administrativos e educacional da escola.

O professor Altair Aparecido da Silva, atual diretor da escola e conversou com a reportagem do Jornal O Diário, e contou um pouco da história da escola. “Eu estou no Furlani desde o ano 2000, a gente já viu muita coisa acontecer aqui dentro, e o Furlani tá aí, 38 anos, uma história que se mistura muito com a história do município, até brinquei e disse que a colonização da cidade nas imediações do Furlani, a escola é quase uma peça fundamental dentro da colonização de Alta Floresta”, contou Altair.

Nos meados de 1976 quando as primeiras pessoas vieram ao município, para colonizar a cidade de Alta Floresta a rede escolar foi pensada para atender não só as exigências dos colonos, mas também a população local. A Escola Estadual Vitória Furlani da Riva, inaugurada em 1977, onde os filhos dos colonizadores estudavam em meio abertura da cidade de Alta Floresta.

Altair disse que a Escola Furlani da Riva, está presente na vida de cada morador, todos que aqui residem em sua grande maioria estudaram, estudam, têm filhos estudando e até netos, nessa unidade escolar, “Tem muita gente na cidade que tá tocando sua vida, foram alunos do Furlani, temos ex-alunos que hoje estão prestando serviços dentro da escola, então  você veja bem,  o prato principal do município de Alta Floresta foi a Escola Vitória Furlani da Riva”, orgulhou-se o diretor Altair.

Altair contou também que a escola Furlani teve grandes realizações nesses 38 anos de fundação e contou um pouco para nossa reportagem, “Tivemos a implantação do ciclo de formação humana no estado de Mato Grosso, nós particularmente da escola, relutamos em entrar nessa forma de trabalho, por quase dez anos, aí o estado inteiro acabou entrando, isso foi uma situação nova dentro do estado, tivemos também um processo de gestão única, teve muitas coisas que foram colocadas que deram certas e outras não, no dia a dia, tínhamos alunos que entravam na escola não com intuito de estudar, bombas que foram soltas dentro da escola, tivemos problemas na estrutura física da escola, fomos despejados do prédio onde hoje funciona a prefeitura, do que era para a nossa atualidade, hoje nos estamos no paraíso”, disse Altair.

No dia 10 de março, o aniversário da escola foi marcado com algumas comemorações entre elas uma visita uma das emissoras de rádio da cidade, com uma programação toda especial para os alunos da escola.

“Vamos investir nas escolas, vamos dar condição para trabalhar com as crianças dentro da escola, pois aprender na escola da vida dói muito”, finaliza Altair Aparecido da Silva diretor da Escola Vitória Furlani da Riva.

José Ronaldo/O Diário

furlani (1) furlani (3) furlani (4) furlani (5) furlani (7) furlani (9)

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top