Capa / Cidades / Estratégia de Machado dá certo e situacionistas revertem “eleição ganha” de Bernardo Patricio

Estratégia de Machado dá certo e situacionistas revertem “eleição ganha” de Bernardo Patricio

KODAK Digital Still Camera

Por 7 votos contra 4, a chapa “Legislativo em Ação II” composta pelos vereadores Elói Crestani (Presidente) Paulinho Jiló (vice-presidente) Emerson Machado (primeiro secretário) e Reinaldo de Souza (Segundo secretário) venceu a eleição realizada ontem pela manhã na Câmara de Vereadores de Alta Floresta. Elói irá comandar a Câmara de Vereadores no biênio 2015/16. A chapa concorrente teve apenas os quatro votos de seus integrantes. Os três vereadores que não participavam de nenhuma composição votaram todos com a chapa vitoriosa.

A sessão, apesar de bastante concorrida, foi calma, com um ou outro pronunciamento mais inflamado, mais pela presença de um grupo de pessoas que reivindica melhorarias na educação, do que propriamente a eleição da mesa que “já chegou definida” no dia da eleição.

No entanto, os dias que antecederam a sessão de ontem foram bastante tensos. Até sexta-feira passada, momentos antes da decisão da bancada situacionista decidir pelo lançamento da chapa, o candidato Bernardo Patrício contabilizava 7 votos a seu favor e até jpá havia feito discurso de agradecimento aos votos que achava que iria receber. No entanto, uma manobra costurada pelos vereadores Emerson Machado e Reinaldo de Souza, acabou virando o jogo “aos 49 minutos do segundo tempo”, disse o presidente da Câmara que abriu mão de concorrer em favor de Elói Crestani. “Nós resolvemos as diferenças que a gente tinha, decidimos por sua candidatura e o resultado é esse aí, me sinto muito vitorioso, eu senti um gosto de vitória ainda maior do que quando eu fui presidente”, comemorou Machado em entrevista ao O Diário, explicando que a campanha atual “deu muito trabalho”, já que foram três meses de articulação para que se chegasse ao momento da eleição da Mesa Diretora.

O presidente eleito estava bastante feliz com o resultado final da eleição e afirmou assume “uma grande responsabilidade”. “Eu gostaria de agradecer a todos os vereadores que votaram em mim e também aqueles que não votaram em mim, tenho certeza que estará no grupo, junto aquilo que eu sempre questionei, neste ano e dez meses como vereador, essa junção, essa união dos poderes Legislativo e executivo, tenho certeza que a partir do ano que vem vai acontecer”, disse o vereador que afirmou que o prefeito Asiel Bezerra assumiu um compromisso de, a partir de janeiro, fazer uma reunião com os 15 secretários e os vereadores, na primeira segunda feira de cada mês para discutir assuntos ligados à administração de Alta Floresta.

O presidente eleito espera que a relação entre executivo e legislativo seja “o melhor possível”, afirmou Crestani afirmando que vereadores e o prefeito foram eleitos para trabalharem em favor da população, “e isso só pode acontecer se estes dois poderes trabalharem juntos”, afirmou.

Com votos nominais, confira como votaram os vereadores na eleição da Mesa Diretora

O Diário registrou como os vereadores votaram na eleição de ontem. Os edis foram chamados por ordem alfabética. Normalmente, nestas oportunidades, os vereadores (é assim também nas esferas estadual e federal) aproveitam para mandar “mensagens” aos eleitores e até mesmo aos concorrentes. No entanto, na votação de ontem, os vereadores foram “econômicos” na hora do voto, preferindo apenas exercerem o seu direito de escolha nominando a chapa que iria votar. A única exceção foi o vereador Charles Miranda, que ao proferir o seu voto destinou um grupo de palavras dirigida ao radialista “Caio Calado” da Rádio Floresta  AM, dizendo que o vento leva as palavras.

Logo no fim da votação, perguntamos sobre o motivo da sua explanação e mais uma vez Dr Charles foi econômico na fala, no entanto, ele disse que não era nada contra o radialista, a quem tinha confidenciado horas antes da eleição sobre alguns aspectos que o haviam chateado. Tanto Charles Miranda, como o presidente eleito foram criticados de maneira dura pela chapa opositora através da imprensa, chegando, Charles, a ser qualificado como “não confiável”. Talvez a fala direcionada ao radialista tenha sido uma “resposta” ao agradecimento que, dias antes, o vereador Bernardo Patrício havia feito aos “sete votos” que julgava ter. Confira abaixo, como votaram cada um dos 11 vereadores:

Bernardo Patrício: “União independente”

Charles Miranda: “Caio, cuidado com o vento, que ele leva as palavras, eu voto no Legislativo II”

Elisa Gomes: “Chapa União Independente”

Emerson Machado: “Legislativo em Ação II”

Elói Crestani: “Meu voto é no Legislativo em ação II”

Oslem Dias (Tuti): “Legislativo II em ação”

Paulo Cesar Chardulo (Jiló): “Legislativo em ação II”

Reinaldo de Souza (Lau): “O meu voto é pra vossa excelência, Legislativo em ação II”

Rogério Coliccho: “União Independente”

Silvino Carlos (Dida Pires): “União Independente”

Claudecir José dos Santos (Mendonça): “com muito prazer meu voto é Legislativo em ação II”

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top