Capa / Cidades / Alta Floresta é semifinalista do Prêmio ANA 2014

Alta Floresta é semifinalista do Prêmio ANA 2014

O município recebeu na última quinta e sexta-feira, dias 16 e 17, o Chefe de Gabinete da Agência Nacional de Águas (ANA), Horácio Figueiredo. Na ocasião ele conheceu algumas ações desenvolvidas pelo Projeto Olhos D’Água da Amazônia, em Alta Floresta. O município está concorrendo ao Prêmio ANA, Edição 2014, onde serão premiadas boas práticas voltadas à sustentabilidade e uso racional da água.

Na categoria Governo, em que Alta Floresta está concorrendo, foram inscritos 84 projetos, sendo que o município é semifinalista, ou seja, já está entre os cinco melhores. Todos os projetos pré-selecionados estão sendo visitados, onde serão escolhidos três no próximo dia 3 de novembro, para que no dia 3 de dezembro, em Brasília (DF), seja divulgado o grande vencedor em uma cerimônia com presença de representantes dos projetos e autoridades.

“Vi aqui uma experiência muito positiva. Alta Floresta era a entrada para o desmatamento, era uma referência ruim para o Ministério de Meio Ambiente. O município sempre estava nas páginas policiais, quando o assunto era desmatamento. Hoje vejo uma realidade totalmente diferente. Vocês mudaram tudo isso. O número de queimadas abaixou consideravelmente. Foi uma mudança rápida, em menos de cinco anos vocês conseguiram transformar. Fiquei bastante impressionado”, relata o chefe de gabinete da Agência Nacional de Águas, Horácio Figueiredo.

O Prêmio ANA existe desde 2006. Em 2014 serão sete categorias: Empresas, Ensino, Governo, ONG, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Organismos de Bacia. Ao todo foram inscritos 452 projetos. Neste ano, a premiação traz uma grande novidade para os vencedores de cada uma das sete categorias. Além de receberem o Troféu Prêmio ANA, eles ganharão uma viagem com despesas pagas para o maior evento do planeta sobre recursos hídricos, o Fórum Mundial da Água, que acontecerá de 12 a 17 de abril de 2015 em duas cidades da Coreia do Sul: Daegu e Gyeongbuk. Durante o evento, os vencedores apresentarão seus trabalhos no Pavilhão Brasil, estande do País no Fórum.

“Para nós é uma honra estar entre os finalistas. Representa o coroamento de todo um processo de recuperação de nascentes e cursos de rios, envolvendo uma área de 1.738 há, dos quais 400 há são nascentes”, diz o Coordenador Executivo do Projeto Olhos D’Água da Amazônia, José Alesando Rodrigues.

Para a secretária de Meio Ambiente, Aparecida Sicuto, todos os resultados alcançados é o resultado de um trabalho conjunto. “A Prefeitura de Alta Floresta e a população da zona urbana e rural já mostraram sua força. Nossa população é batalhadora e vitoriosa. Estar entre os cinco melhores já é uma vitória. Independente do resultado final agradeço todos aqueles que sempre estiveram ao lado da Secretaria de Meio Ambiente’, finaliza.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top