Moradores usam vicinal primeira norte que passa aos fundos do Bairro Boa Nova para despejar Entulhos. Pneu, restos de carcaças de computadores e televisores, até mesmo colchonetes são jogados as margens da estrada. Lixos secos também são despejados na área.
A vicinal que passa aos fundos do bairro Boa Nova é a principal via de acesso aos moradores das chácaras, tais como a antiga prainha que já foi um local frequentando por uma grande parte da população que prestigiava o local aos finais de semana, tem também a chácara do Bernal, um dos locais mais bonitos e agradáveis para se deliciar com a família no final de semana.
Uma parte da comunidade altaflorestense infelizmente anda na contramão. Um exemplo claro disso, é visível às margens das estradas municipais não só do Boa Nova, onde grande quantidade de lixo está sendo depositada irregularmente.
O mau hábito de jogar lixo às margens de estradas e em terrenos baldios, acontece em vários locais no município, basta que alguém inicie para que em pouco tempo o volume de lixo e entulho aumente cada vez mais. Na grande maioria das vezes não são as pessoas do local que jogam, mas principalmente vindos de outros bairros e que tentam encontrar um “jeitinho” prático de se livrar do lixo sem ter que arcar com suas responsabilidades ambientais. Além de causar péssimo aspecto, mau cheiro e atrair doenças, jogar lixo em terrenos baldios, em margens de estradas e rodovias e em cursos d’água é crime ambiental (lei 9.605/1998) estando sujeito à multa ou detenção. Jogar lixo urbano, sucatas e até galhos e entulhos às margens das rodovias pode acarretar em multa e até responsabilização criminal do autor, com enquadramento na legislação ambiental.
José Ronaldo/O Diário